Vídeo: avião dos bombeiros com paciente para cirurgia é interceptado por caça da FAB

13
Foto: Reprodução

Viralizou nas redes sociais e também na imprensa campo-grandense o registro de uma abordagem realizada por um caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo A-29 Super Tucano, a uma aeronave de pequeno porte, modelo Cessna C-208 Grand Caravan, pertencente ao Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia, em pleno voo no céu de Campo Grande. A ocorrência foi registrada no dia 12 deste mês.

Segundo consta, no avião dos bombeiros estavam transportando um paciente e o acompanhante para uma cirurgia no coração, de extremo risco, que seria realizada em Arapongas (PR). Todos embarcaram em Porto Velho (RO), sob o comando do coronel militar João Cordeiro. Entretanto, quando a aeronave chegou à capital de Mato Grosso do Sul, foi surpreendida por um caça da FAB.

O avião oficial emparelhou e solicitou informações sobra a origem, destino e também o código do piloto junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O protococo é considerado normal, já que o estado sul-mato-grossense faz fronteira com o Paraguai e a Bolívia, conhecidos pela plantação, produção e distribuição de drogas para o Brasil, utilizando até mesmo aviões de pequeno porte para evitar a fiscalização.

Conforme o vídeo compartilhado nas redes sociais, o piloto mantém contato visual com o coronel dos bombeiros de Rondônia, em seguida, exibe o adesivo com a frequência de rádio “121,5” utilizada em situações de perigo ou de interceptação de aeronaves. A partir de então é feita a prestação das informações solicitadas.

Ao todo, foram cerca de três minutos de diálogo entre os pilotos, sendo liberado em seguida. Procurada, a FAB informou que a interceptação integra as ações de policiamento do espaço aéreo brasileiro e isso pode ocorrer com qualquer aeronave em voo, inclusive que estejam em missões humanitárias ou oficiais, como foi no caso divulgado.