Um javali de 300 kg e 2,20 metros foi abatido por um caçador na noite de quinta-feira (21), em Costa Rica. A imagem do animal viralizou nas redes sociais.
O caçador, de 43 anos, disse que estava com um grupo de pessoas e usava um aparelho de visão termal para avistar os animais em uma região de lavoura.
“Fiz os primeiros disparos com uma carabina Puma calibre 357, mas não acertei. Foi então que subimos na caminhonete e, em perseguição lateral, consegui alvejá-lo na cabeça”, contou ao site local MS Todo Dia.
“Ele tombou na hora. A emoção foi algo que não dá pra descrever”, completou. Esse é um dos maiores animais desta espécie já registrado em Costa Rica.
Na região, há uma superpopulação de javalis, sendo essa uma preocupação dos agricultores locais. Para controlador a fauna exótica invasora, a caça é permitida.
Estima-se que haja entre 1.000 e 1.200 caçadores legalizados pelo Exército e o IBAMA naquela região, todos devidamente cadastrados.
“O javali destrói nascentes, lavouras, plantações, come ninhos e filhotes de outros animais. Controlar essa espécie é também preservar nossa fauna e flora”, explicou o caçador.
A caçada aconteceu nas proximidades do Clube de Tiro CTC 306, divisa com a Fazenda Bom Jesus, propriedade de Marcelo Duarte.
O javali estava em boas condições de saúde e será totalmente aproveitado para produção de salame. Estima-se que tivesse entre 7 e 8 anos.
“Foi uma caçada marcante, uma das maiores emoções da minha vida. Já abati animais de 150 a 200 kg, mas nada parecido com esse. Foi único”, finalizou o caçador.