O Rio Aquidauana, na régua instalada na Ponte Velha, divisa dos municípios de Aquidauana e Anastácio, atingiu a marca de 8,25 metros às 6h dessa sexta-feira (06). Conforme o monitoramento, houve aumento de 11 centímetros desde às 22h de ontem, evidenciando que as águas da parte alga seguem atingindo a região, conforme esperado pelas autoridades. Sobre a vazão, ou seja, volume de água que passa pela estrutura, o registro atualizado é de 635 metros cúbicos, com força total.
Segundo o boletim divulgado pela Prefeitura Municipal de Aquidauana, embora o ritmo de subida tenha estabilizado levemente em relação ao dia anterior, o estado é de vigilância total. “As equipes seguem em prontidão e a situação permanece sob controle. Fique atento aos nossos canais para atualizações ao longo do dia. Compartilhe para manter a cidade informada!”, reforça a nota.
Além disso, houve aumento no número desalojadas por conta do transbordamento do rio. Até ontem, eram 10 famílias, agora, são 14, sendo quatro abrigadas na Paróquia, com apoio do Município. “Desde ontem, às 21h, não houve novos pedidos de ajuda e nenhuma nova família foi desalojada, mesmo com a elevação do nível do rio”, destaca a nota.
Os dados da Defesa Civil Municipal e do CEMTEC também revelam que, entre 1º e 6 de fevereiro, o acumulado de chuva em Aquidauana é de 132,8 mm, ainda longe da média histórica para este período do ano, que já chegou a 157,2 mm em anos anteriores. Para essa sexta-feira, não há previsão de chuva.
Na quinta-feira, a Prefeitura publicou o decreto de ‘Situação de Emergência’ por conta dos estragos deixados pelas chuvas neste início de fevereiro. O procedimento prevê maior agilidade na mobilização de equipes, adoção de ações emergenciais e na prestação de assistência às famílias atingidas, bem como o recebimento de recursos extras dos Governos do Estado e Federal.




















