Vídeo: tamanduá-bandeira é resgatado de agência bancária da Av. Mato Grosso

23
Foto: Reprodução

Um tamanduá-bandeira foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de dentro de uma agência bancária situada no centro de Campo Grande, na sexta-feira (30). O registro foi divulgado nas redes sociais e rapidamente viralizou, retratando uma situação típica da fauna local que se mistura ao ambiente urbano.

Conforme a ocorrência, o animal silvestre foi flagrado por populares perambulando pela Avenida Mato Grosso no período noturno, com o trânsito bastante movimentado, colocando em risco tanto a sua segurança como dos ocupantes dos veículos.

Diante disso, um casal que estava passando decidiu orientar o bicho e conduzi-lo para o interior de uma agência bancária. Em seguida, acionaram a PMA para o resgate, que aconteceu por volta das 22h.

Na captura, dois policiais militares ambientais usaram uma rede para colocá-lo na caixa de transporte. Após constatar que não apresentava ferimentos, o tamanduá-bandeira foi reintroduzido na natureza em uma área distante e segura.

“O animal, que não apresentava ferimentos, foi avaliado tecnicamente, capturado com todos os cuidados necessários e destinado à soltura em local adequado, garantindo sua segurança e a preservação da espécie”, explica a PMA em um post nas redes sociais.

O tamanduá-bandeira é um importante aliado do equilíbrio ambiental, atuando no controle de insetos como formigas e cupins. Sua presença indica áreas ainda ricas em biodiversidade e reforça a necessidade de respeito à fauna silvestre, mesmo em ambientes urbanos.

A corporação reforçou também que, ao encontrar um animal silvestre, o cidadão não deve se aproximar e também não deve tentar fazer a captura por conta própria. A orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar Ambiental.