Uma forte pancada de chuva atingiu alguns bairros de Campo Grande durante a tarde dessa terça-feira (06). Apesar de ser rápida, o volume foi o suficiente para provocar pontos de alagamentos e até mesmo causar destruição no asfalto de algumas vias que já estão castigadas pela falta de serviço eficiente de tapa-buracos de responsabilidade da Prefeitura de Campo Grande.
Conforme as publicações nas redes sociais, houve alagamento no cruzamento das ruas Bahia e Joaquim Murtinho, região central da cidade. A quantidade de água acumulada deixou parte dos veículos estacionados submerso. Também foi preciso desviar o trânsito ou se arriscar passando pela cheia do córrego Prosa. A situação também foi flagrada na Avenida Ricardo Brandão e Rua Rio Grande do Sul.
Nas Avenidas Afonso Pena e Mato Grosso, motociclistas tiveram que andar pela calçada e canteiro central para não serem levados pela força da água descendo da parte alta da cidade. Sem ter um sistema de drenagem eficaz, a chuva empoça e se acumula dificultando o trânsito e colocando em risco a vida dos condutores.
No bairro Coronel Antonino, a chuva afetou as ruas Do Livramento e Pelotas. No bairro Vila Antônio Vendas, a Rua José de Freitas Guimarães foi completamente tomada pela enxurrada. O mesmo ocorreu na Rua Humberto de Campos, onde foi preciso desviar para não ficar ilhado na via.
Rua Rachid Neder judiada

Outro local afetado, e também já conhecido dos campo-grandenses, é a Rua Rachid Neder, no bairro Monte Castelo, onde sempre que chove em quantidade alta ocorre alagamento, especialmente na rotatória com a Avenida Ernesto Geisel, no Córrego Segredo, já judiado pela falta de planejamento urbano que destruiu às margens para dar espaço aos condomínios e loteamentos.
Dessa vez, a força da enxurrada foi tão grande que parte do asfalto foi levado, deixando crateras enormes. Imagens mostram como ficou o trecho, no cruzamento com a Rua Pedro Celestino, completamente destruído e intransitável. No cruzamento com a rua Padre João Crippa, uma árvore de porte médio caiu do canteiro central sobre a via no sentido bairro-centro.

Segundo as estações meteorológicas, em 1h30 foram cerca de 38 mm de chuva. Os ventos chegaram aos 40 km/h. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso para chuvas intensas que abrange todo o estado até o meio-dia de quarta-feira (7). O grau de severidade é de ‘perigo potencial’.
Veja outros estragos registrados em Campo Grande:




















