A Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Cvisa) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem intensificado reuniões técnicas com equipes de prefeituras interessadas na reforma e ampliação de hospitais municipais. O objetivo é garantir que os projetos arquitetônicos atendam às normas de segurança, funcionalidade e qualidade, reduzindo riscos de contaminação e assegurando direitos de pacientes e profissionais.
Segundo a Cvisa, a análise prévia dos projetos é uma etapa fundamental para evitar falhas estruturais e problemas futuros. Além de prevenir riscos de infecção hospitalar, os parâmetros técnicos garantem direitos de privacidade de gestantes, recém-nascidos, crianças e adolescentes, bem como a acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência.
Descentralização e regionalização da saúde
Para o gerente de Apoio aos Municípios da SES, Matheus Pirolo, o trabalho fortalece a descentralização e a regionalização do sistema de saúde. “A reforma e a ampliação desses hospitais locais permite que a atenção especializada fornecida pelo SUS esteja mais próxima do cidadão. As orientações técnicas repassadas às gestões municipais agilizam esse processo de melhoria”, destacou.
O suporte técnico é feito em parceria entre diferentes gerências da Vigilância Sanitária, como a de Engenharia e Análise de Projetos Arquitetônicos e a de Alimentos em Serviços de Saúde. A análise preventiva permite ajustes antes da execução da obra, assegurando qualidade no atendimento e eficiência no uso dos recursos públicos.
Municípios em processo de ampliação
Entre os municípios que já buscaram orientação está Sonora, onde a prefeita Clarice Ewerling articula a reforma e ampliação do Hospital Rachid Saldanha Derzi. “Com as orientações técnicas recebidas, foi dado um passo importante para agilizar a reforma e ampliação do hospital de Sonora”, afirmou.
Também participaram recentemente de reuniões na sede da Cvisa os prefeitos de Bela Vista, Gabriel Boccia, e de Porto Murtinho, Nelson Cintra, acompanhados de suas equipes técnicas. Os projetos arquitetônicos desses hospitais já estão em análise pela coordenadoria.
Atualmente, estão em avaliação propostas de modernização para hospitais de municípios como Bela Vista, Porto Murtinho e Sonora, reforçando o compromisso do Governo do Estado em apoiar a expansão da rede hospitalar com qualidade, segurança e atenção às necessidades regionais.