25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 7 de agosto, 2025
spot_img

Você sabe como agir em caso de incêndio no veículo? Especialista dos Bombeiros explica!

Você sabe o que fazer se, de repente, o seu veículo começar a pegar fogo? Ocorrências de incêndio veiculares são corriqueiras em qualquer cidade do País, mas em Campo Grande se tornou motivo para meme na rede social por conta do grande número de registros compartilhados nas páginas de humor/informação.

Uma situação deste tipo aconteceu na noite da última terça-feira (06), na Avenida Bom Pastor. O carro de uma mulher começou a pegar fogo e ela ficou desesperada, sem saber como deveria agir para controlar as chamas e impedir a destruição do veículo.

Por sorte, dois soldados da Polícia Militar, Rafael Varanda da Silva e Jurandi Luiz Correia Júnior, que passavam pelo local, acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros e tentaram conter o fogo usando extintores enquanto a viatura não chegava.

Em seguida, quando os bombeiros chegaram, em apenas 15 minutos e aproximadamente 200 litros de água apagaram o incêndio, mas o automóvel ficou destruído. Segundo o Corpo de Bombeiros, exitem dicas que podem ajudar a evitar essa situação.

Em uma série de vídeos, o especialista em combate a incêndios urbanos, Major Eduardo Tracz, apresentou como você, motorista ou passageiro, deve agir quando o automóvel começar a pegar fogo. A primeira coisa, segundo explicou, é ter calma.

“Ao ver a fumaça, encoste o veículo em um local seguro, desligue o motor imediatamente e evite abrir o capô completamente, pois o contato com o oxigênio pode intensificar as chamas. Afastar-se do veículo e acionar o Corpo de Bombeiros”, explicou.

O Major detalhou que o extintor do tipo ABC é o mais indicado. “O uso deve ser direcionado diretamente ao foco, sempre mantendo distância segura. Se o fogo estiver intenso, a recomendação é não tentar conter e aguardar a chegada dos bombeiros”.

Ele garantiu que um único extintor pode ser suficiente para conter pequenos focos de incêndio, abrindo somente uma fresta do capô e aplicando o jato do extintor direcionado à base do fogo.

“O uso do extintor portátil é recomendado, porém, deve-se manter uma distância segura e aplicar o jato na base das chamas. Se o fogo estiver intenso, a recomendação é não tentar conter e aguardar a chegada dos bombeiros”, reforçou o especialista.

Tracz ainda disse que, em casos de fogo no interior do veículo, o tipo de extintor mais adequado é o de pó químico ABC. “É eficaz para combater incêndios em materiais sólidos, como tecidos e estofamento, líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos”, finalizou.

Fale com a Redação