Voluntários fazem mutirão de limpeza e retiram duas toneladas de lixo de rio

233
A atividade foi realizada das 7h às 15h deste sábado (22) (Foto: Divulgação)

No total, cerca de 100 pessoas participaram da ação de limpeza ocorrida neste sábado (22)

Aproximadamente duas toneladas de lixo foram retiradas em um mutirão de limpeza realizado nesse sábado (22) no Rio Aquidauana, no município que leva o mesmo nome do rio.

Mais de 100 voluntários fizeram a limpeza às margens do rio, entre a foz do rio Taquaruçu, especialmente nos locais urbanizados, até o local conhecido como Baía do Pindó. Entre as pessoas que participaram da ação, estavam pescadores profissionais, amadores, empresários, piloteitos, proprietários de pousadas de turismo, veterinários e outros profissionais liberais e funcionários públicos em geral, além da Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Corpo de Bombeiros.

Grande parte do lixo era formada por sacolas plásticas, pneus, garrafas Pet’s, latas, tambores, anzóis, redes, dentre outros, totalizando 1.985 quilos.

A iniciativa foi montada pelas redes sociais e foi tão bem sucedida, que os participantes reivindicarão que a atividade seja inserida no calendário oficial do município como uma atividade semestral, ou até que ocorra em um período mais curto.

“A intenção é sensibilizar a população da importância de preservar os rios, que são recursos finitos, escassos e esgotáveis e de chamar a atenção para o problema, promovendo a Educação Ambiental, no sentido de diminuir o lançamento de resíduos no rio, bem como a degradação das suas áreas de preservação permanente”, informou a PMA.

O rio Aquidauana extremamente piscoso – grande quantidade de peixes – e é importantíssimo para várias atividades econômicas de vários municípios, dentre elas, a pesca comercial e esportiva que geram renda para milhares de trabalhadores.