Voluntários recolhem mais de 4 toneladas de lixo nas margens do rio Paraguai

1007
Divulgação

Uma ação que mobilizou em torno de 150 voluntários, recolheu neste sábado (7), mais de quatro toneladas de lixo na área portuária de Corumbá e Ladário e em áreas próximas do rio Paraguai. 

A ação voluntária, que começou com a iniciativa de um grupo de amigos, denominada “Equipe Selva” e hoje é intitulada “Por um Pantanal mais limpo, porque esse patrimônio também é nosso”, contou com 50 embarcações que deram suporte aos cerca de 150 voluntários, entre eles, representantes de empresas de turismo, pescadores amadores e praticantes de esportes, como ciclismo e do Stand Up Paddle e amantes de trilhas e do ciclismo, segundo Diário Corumbaense.

A ação contou com a participação de empresas privadas e instituições, como a Marinha do Brasil, Capitania Fluvial, Corpo de Bombeiros, empresas do ramo de turismo, Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (Acert) e Associação dos Professores de Educação Física de Corumbá (APEF).

De acordo com um dos organizadores, Marcio José Tiaen, alguns pontos conhecidos e que fazem parte da rota de visitação da região portuária fizeram parte do trajeto percorrido pelos voluntários, que foram divididos por equipes.

Um desses pontos foi a área que corresponde à ponte de captação de água, indo até a região da Apa Baía Negra, mais conhecida como Codrasa, em Ladário. Outra equipe, saiu da Prainha e se deslocou até o Parque Marina Gattass, que tem também acesso pela rodovia Ramão Gomes.

Ainda de acordo com Diário Corumbaense, alguns amantes do esporte radical, também realizaram a coleta de lixo às margens do rio Paraguai. A Prainha do Porto e orla portuária também receberam os voluntários, pois nessa localidade, há muita coisa deixada por parte da população, que aproveita o lugar como área de lazer nos fins de semana. Garrafas de vidro e latas de cervejas, estavam entre os materiais coletados.

Todas as frentes de coleta recolheram muito lixo, mais de 4 toneladas. “Era todo tipo de lixo, garrafas de vidro, garrafas pet, muitos pneus, cadeiras, barras de ferro, até fogão e máquina de lavar. Impressionante a quantidade de entulho recolhido nas encostas do rio Paraguai”, completou.

Ao final da ação, a Unipav, responsável pela coleta de lixo na cidade, disponibilizou caminhão para levar tudo o que foi recolhido para o aterro sanitário. Também houve coleta seletiva de parte dos materiais.