
Presidente ucraniano se reúne com enviados de Trump e destaca avanços, mas alerta para temas sensíveis ainda pendentes
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (25) que os esforços para avançar em um acordo de paz com a Rússia seguem de forma positiva, após reuniões com Steve Witkoff, enviado especial da Casa Branca, e Jared Kushner, genro do ex-presidente Donald Trump. Segundo ele, alguns documentos relacionados ao plano de paz já estariam prontos ou quase finalizados, embora ainda restem “temas sensíveis” a serem resolvidos.
Em postagem na rede social X, Zelensky destacou a importância de organizar as discussões feitas com os enviados americanos e comentou que as próximas semanas podem ser intensas para consolidar o progresso. “É importante que a gente consiga organizar o que discutimos hoje com os enviados do presidente Trump”, escreveu.
O líder ucraniano não detalhou quais seriam os temas pendentes nem o conteúdo dos documentos já preparados. Ele ressaltou, porém, que a equipe americana está alinhada com o governo ucraniano sobre como implementar as medidas discutidas. “Mas, junto com a equipe americana, nós sabemos como colocar tudo isso em prática. As próximas semanas também podem ser intensas. Obrigado, América!”, concluiu.
As conversas acontecem em meio a esforços internacionais para buscar alternativas para a resolução do conflito entre Ucrânia e Rússia, com atenção especial a propostas como zonas desmilitarizadas e garantias de segurança, que Zelensky afirmou considerar dependendo do recuo russo.


















