22.8 C
Campo Grande
sábado, 27 de abril, 2024
spot_img

Católicos celebram Corpus Christi em Campo Grande

Publicado em 15/06/2017 18h37

Católicos celebram Corpus Christi em Campo Grande

Fiéis se reúnem para missa na rua 14 de Julho, esquina com a avenida Mato Grosso. Depois, saem em procissão pelo tapete montado até avenida Fernando Corrêa da Costa.

G1 MS

Católicos de Campo Grande participam da celebração de Corpus Christi na tarde desta quarta-feira (15). A missa, presidida pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, é realizada na rua 14 de Junho. O altar foi colocado sobre um palco na esquina com a avenida Mato Grosso e a concentração dos fiéis passa da rua Antônio Maria Coelho.

Dom Dimas destacou a importância de manifestar publicamente a fé. “A CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil] pediu hoje para oramos pelo Brasil e vamos orar também pelo estado e pela diocese. A Eucaristia visitou hoje de manhã os hospitais, alguns presídios, Uneis, asilos onde a vida e o sofrimento são cuidados ou descuidados. Devemos manifestar publicamente nossa fé. Hoje é dia de renovar nossa fé. O Brasil tem jeito”, afirmou.

Neste dia de Corpus Christi, a CNBB chamou todos os católicos do país para jornada de oração pelo Brasil. Segundo nota do site da conferência, o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, informou que essa “é uma oportunidade para que os cristãos prestem esse serviço ao país, num momento de tantas incertezas, corrupção e injustiças, numa data tão simbólica em que a Igreja celebra a presença singela, próxima, alimentadora e esperançada de Jesus na Eucaristia.”

Depois da celebração eucarística na rua 14 de Julho com a avenida Mato Grosso, os católicos saem em procissão pelo tapete confeccionado na rua.

A caminhada termina na avenida Fernando Corrêa da Costa, quase esquina com a avenida Calógeras, onde haverá bênção solene com o Santíssimo Sacramento.

Tapete

A montagem do tapete de Corpus Christi começou ainda de madrugada. Com serragem, tampas de garrafa, tinta e outros elementos, os fiéis decoraram a rua 14 de Julho e a avenida Fernando Corrêa da Costa. O tapete tem aproximadamente 1,5 quilômetro de extensão.

Visitas e solidariedade

Como nos anos anteriores, sacerdotes e diáconos visitaram os lugares de sofrimento com a presença do Santíssimo Sacramento. Eles foram a hospitais, presídios e Unidades Educacionais de Internação.
Todos os fiéis são convidados a ofertarem alimentos não perecíveis, material de limpeza e produtos de higiene pessoal que serão depositados em caixas dispostas ao longo da procissão e que serão doados para as entidades sociais que atendem bebês, crianças e adolescentes em contra turmo escolar.

Fiéis reunidos para missa de Corpus Christi na rua 14 de Julho (Foto: Juliene Katayama)

Fale com a Redação