30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de julho, 2024
spot_img

Viação Dourados coloca cinco novos ônibus para circular nesta segunda-feira

O transporte público de Dourados terá cinco novos ônibus rodando a partir da próxima segunda-feira (29). Os veículos foram apresentados nesta sexta (26) na Praça Antônio João pela Viação Dourados, concessionária responsável pelo serviço, e pela Prefeitura de Dourados. Com essa entrega, a renovação da frota que atende o município chega a 19 ônibus desde do início da atual gestão, uma média de cinco a cada ano.

Os veículos adquiridos são iguais aos outros seis que começaram a circular em outubro do ano passado. O modelo Euro 6 tem tecnologia ecologicamente correta que emite menor quantidade de carbono, gerando poluição mínima. Os veículos são 100% climatizados com ar-condicionado, possuem entradas USB que possibilitam aos passageiros carregarem os aparelhos celulares, além de elevadores semiautomáticos para PCDs e assento destinado exclusivamente para pessoas com mobilidade reduzida ou pessoa com deficiência visual acompanhada por cão guia.

De acordo com o diretor-presidente da Viação Dourados, Marcelo Saccol, os veículos já estão devidamente registrados para começar a rodar. “Assim como os ônibus entregues em outubro do ano passado, esses que chegaram agora vão ser integrados à frota para substituir outros que estão rodando há mais tempo, renovando-a. Na próxima segunda-feira, todos estarão à serviço da população”, explica.

Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o transporte público atende, em média, 11 a 12 mil passageiros diariamente. São 56 ônibus rodando em 24 linhas. Mariana de Souza Neto, diretora-presidente, disse que a renovação da frota visa dar mais conforto e segurança aos usuários. “Começamos essa renovação em 2021, considerando uma média de 10% da frota por ano, suficiente para manter o tempo de utilização dos ônibus dentro do estipulado em contrato. No ano passado e agora, de novo, recebemos carros mais modernos e confortáveis”.

Tarifa Não Muda

Viação Dourados coloca cinco novos ônibus para circular nesta segunda-feira
Prefeito Alan Guedes garantiu que o preço da segue o mesmo praticado há dois anos (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

Com novos ônibus na frota, a preocupação do usuário em relação ao aumento de tarifa foi afastada pelo prefeito Alan Guedes. Em maio de 2022, o valor da passagem foi reduzido de R$ 3,50 para R$ 3,25 e, desde então, não houve mais alteração. 

“Essa renovação da frota é parte de um compromisso que temos com o transporte coletivo. Nós estamos custeando esse valor através de um subsídio. Desde a pandemia, a queda de usuários fez com que o Poder Público assumisse outras responsabilidades e entendemos a importância disso para o sistema se manter de pé. Então não está no nosso radar o aumento de tarifa neste, longe disso”, conclui Alan.

Fale com a Redação