23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Polícia apreende 42 armas que eram de atirador. O que se sabe até agora

Publicado em 03/10/2017 05h59

Polícia apreende 42 armas que eram de atirador. O que se sabe até agora

Autoridades desmentem rumores e diz que Stephen Paddock agiu sozinho

R7

O Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, no estado de Nevada, informou, na noite da última segunda-feira (2), que apreendeu 42 armas em posse de Stephen Paddock, de 64 anos, que atirou e matou 59 pessoas e deixou 527 feridos durante o show de música country no domingo (1º) à noite.

Do total de armas, parte estava no quarto do hotel Mandalay Bay Resort e Cassino e a outra parte estava na residência de Paddock, em Mesquite, também em Nevada e localizada a 1h15 de carro de Las Vegas. As informações são do xerife-assistente de Las Vegas, Todd Fasulo.

— Executamos uma busca na casa de Stephen Paddock, em Mesquite, Nevada, e estamos buscando evidências por trás do tiroteio e toda e qualquer informação que, esperamos, traga luz para esse evento terrível. Nós recuperamos 23 armas de fogo no quarto do hotel Mandalay Bay [em Las Vegas] e 19 armas de fogo na sua casa, em Mesquite.

Em seguida, Fasulo voltou a destacar que a polícia local acredita que Paddock agiu sozinho no pior atentado a tiros da história dos Estados Unidos.

— Gostaria de enfatizar que Paddock é o único responsável por esse ato. Há rumores na imprensa e em redes sociais de que há mais de um atirador. Nós não temos qualquer evidência ou informação para dar suporte a essa teoria ou a esse rumor. Nós realmente acreditamos que era apenas um atirador, que era Stephen Paddock.

A autoridade policial reforçou que o “número número de feridos continua em 527, assim como no período da tarde, e temos 59 que faleceram”.

— Estamos correndo contra o tempo para periciar o local do crime. Nós entendemos que há pertences pessoais no local, que as pessoas querem recuperar. Estão por todo o lado. Assim que possível vamos liberar a retirada desses pertences.

Hospedagem, transporte e doação de sangue

Fasulo explicou, durante entrevista coletiva, que a rede de resorts MGM liberou “quartos sem custos no Belaggio para famílias que estão vindo para a cidade”. Disse também que a companhia aérea Southwest Airlines está fornecendo passagens aéreas gratuitas para os familiares que precisarem.

O policial destacou também a ajuda voluntária que os feridos receberam da população local, mas pediu que os doadores de sangue fiquem em casa e só voltem a procurar os postos médicos na quarta-feira (4).

— Nós tivemos uma grande quantidade de pessoas nas filas para a doação de sangue nos serviços de saúde. Mas eles não conseguem atender mais gente agora. Por isso, estamos pedindo que vocês não vão lá e deixem para doar, pelo menos, na terça-feira à tarde ou no dia seguinte. Eles têm um estoque suficiente para os próximos dias.

Quem era Stephen Paddock?

Aos 64 anos de idade, Stephen Paddock vivia na cidade de Mesquite, a 130 km de Las Vegas. Paddock vivia com uma mulher chamada Marilou Danley, que foi interrogada pela polícia.

No momento do ataque, ela não estava com ele e também não fez o check in no quarto de hotel. O irmão do atirador, Eric Paddock, a descreveu como “namorada” do suspeito.

O irmão disse ainda que a família ficou “estupefata” com o episódio: “Não entendemos o que aconteceu.”

Martelo para quebrar janelas

Paddock precisou de um martelo especial para quebrar as duas janelas do 32º andar do hotel Mandalay Bay.

Para o xerife da cidade, Joseph Lombardo, o atirador usou “um equipamento similar a um martelo” para romper as vidraças e clarear a linha de tiro para a multidão de 22 mil pessoas que acompanhavam o show.

Polícia estourou porta do quarto do hotel

A polícia local teve que explodir a porta do quarto em que Paddock estava, no hotel Mandalay Bay, para impedir que causasse mais mortes.

Um áudio do rádio da polícia de Las Vegas, obtido pelo jornal USA Today, mostra movimentos calculados dos policiais. “Vou me sentar na porta do quarto do suspeito. Preciso que todos que estiverem na entrada fiquem atentos. Precisamos estourar a porta e ver se conseguimos alguma resposta desse cara”.

Em seguida, os agentes invadem o quarto e já encontram o atirador sem vida, após um tiro dado por ele mesmo contra o próprio corpo.

Tensão entre brasileiros

Brasileiros que vivem em Las Vegas demonstraram tensão após o tiroteio. A brasileira Amanda dos Anjos, de 38 anos, que mora na cidade faz 7 anos, afirmou que “as pessoas estão bem tensas, ninguém está salvo em lugar nenhum, você sai de casa para ir no mercado e acontece um tiroteio, não tem lugar seguro”.

Thiago Abreu Stopf, de 23 anos, que está na cidade com a família passando férias, explica que estava no local pouco tempo antes dos disparos. “Uma hora antes, estava ao lado do ataque, que tem conexão. Tinha muita movimentação por conta do festival e por ser final de semana, que é o momento mais agitado da cidade”, lembra.

Controle na venda de armas

Após o atentado, a discussão sobre a venda de armas de fogo voltou a dominar o noticiário dos Estados Unidos e do mundo. A Casa Branca foi cautelosa com o assunto.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que “hoje é um dia para consolar os sobreviventes e pessoas em luto pelos que perdemos”.

— Seria prematuro discutir políticas quando não conhecemos completamente todos os fatos ou o que aconteceu ontem à noite.

Vigílias estão ocorrendo em diferentes pontos de Las Vegas e em todo o estado de Nevada nesta noite. (Foto: Drew Angerer / Getty Images / AFP Photo)

Stephen Paddock, de 64 anos, é o autor do atentado
BBC BRASIL

Atirador usou martelo para quebrar as janelas
Mike Blake/02.10.2017/Reuters

Fale com a Redação