22.8 C
Campo Grande
sábado, 27 de abril, 2024
spot_img

Após audiência pública, vereador vai se reunir com prefeito para apresentar soluções para problemas dos cemitérios públicos

Publicado em 29/06/2017 11h45

Após audiência pública, vereador vai se reunir com prefeito para apresentar soluções para problemas dos cemitérios públicos

CMCG

Nesta quarta-feira (28), o vereador Otávio Trad (PTB) presidiu audiência pública para discutir a segurança e a manutenção dos cemitérios municipais, que aconteceu no Plenário Edroim Reverdito, na Casa de Leis. A audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Segurança Pública, composta pelos vereadores Delegado Wellington (PSDB)-presidente, Odilon de Oliveira (PDT)-vice-presidente, Otávio Trad, Dharleng Campos (PP) e André Salineiro (PSDB)-membros.

Na abertura da audiência, o vereador explicou que viu necessidade de convocar a reunião diante do número de reclamações que tem recebido pelas redes sociais e também de pessoas que o procuraram no gabinete. “Essa é uma questão preocupante, vemos que cemitérios precisam urgentemente de manutenção, de limpeza e do reforço da segurança. Em respeito às famílias e à memória das pessoas sepultadas temos que agir rapidamente para solucionar esse problema o quanto antes.”

O responsável pela administração dos cemitérios públicos, Marcos Gomes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADUR) explicou que existe um déficit de funcionários para execução dos serviços de manutenção e que a secretaria não possui sequer equipamentos necessários. Para solucionar o problema, seria necessário apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SISEP) quanto ao fornecimento de equipamentos e também e mão de obra. “O ideal seria que houvesse uma equipe exclusiva para atender os cemitérios, são áreas muito grandes e com poucos funcionários que temos não há como garantir limpeza constante ainda mais em períodos chuvosos.”

Em relação à segurança, o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, explicou que fatores como falta de iluminação nas ruas no entorno dos cemitérios também dificultam trabalho dos guardas municipais. “Embora haja dificuldades, temos equipes que fazem rondas diárias nos três cemitérios e estamos trabalhando para melhorar.”

Ao final da audiência, foram decididos alguns encaminhamentos pontuados pelo vereador Otávio Trad: “Vamos nos reunir com Prefeito Marquinhos Trad para solicitar a ele uma solução para problemas emergenciais como limpeza e segurança, vamos buscar uma maneira de viabilizar a destinação de uma equipe para efetuar a limpeza dos cemitérios, pois precisamos resolver esse problema com urgência.”

Também participaram da audiência pública o presidente do Sindicato das Empresas do Segmento Funerário de Mato Grosso do Sul, Gilvan Paes da Silva, o representante do sindicato, Ilmo Cândido, o Subprefeito do Distrito de Anhanduí Ernesto Francisco dos Santos.

Após audiência pública, vereador vai se reunir com prefeito para apresentar soluções para problemas dos cemitérios públicos

Fale com a Redação