Merendeiras de Ribas do Rio Pardo, Inocência e Chapadão do Sul são premiadas na etapa estadual do 1° Desafio das Merendeiras (Foto: Sebrae/Assessoria de Imprensa)

Na noite da sexta-feira (24), a sede do Sebrae/MS, em Campo Grande, foi palco para a cerimônia de premiação do 1º Desafio Estadual das Merendeiras. Em um momento de celebração, a instituição, em parceria com o Sistema Fecomércio, por intermédio do Senac, reconheceu as três melhores receitas inscritas na competição.

O prato que garantiu o primeiro lugar na disputa foi “Torta de Frango da Vera”, feito por Vera Lúcia Marcelino Pinto, merendeira de Ribas do Rio Pardo; já a vice-campeã foi a receita “Carne de panela com batata caramelizada”, elaborada por Eduarda Moura Godoi, merendeira de Inocência e, por fim, em terceiro lugar ficou o prato “Macarrão com carne e legumes” inscrito por Selma da Silva, merendeira de Chapadão do Sul.1º Desafio das Merendeiras: Etapa estadual premia as três melhores receitas inscritasItens da agricultura familiar foram ingredientes utilizados para a preparação das receitas

Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras municipais, a competição reuniu, no total, representantes de 20 municípios de Mato Grosso do Sul, campeões das etapas municipais promovidas de fevereiro a junho deste ano. Para participar do Desafio, cada um elaborou uma receita a partir dos critérios exigidos pelo edital: não foi permitido o uso de alimentos ultraprocessados, foi preciso utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar produzidos pelos produtores locais.1º Desafio das Merendeiras: Etapa estadual premia as três melhores receitas inscritasTito Estanqueiro, diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS destacou a importância do envolvimento de todos os participantes na ação

De acordo com o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a ação veio com a proposta valorizar os profissionais que preparam a refeição dos estudantes e possibilitar a aquisição de conhecimento, pois nas etapas municipais, foi promovida uma capacitação antes da seleção das receitas, que contemplou mais de 800 profissionais. Outro ponto importante é a promoção do fortalecimento da agricultura familiar.

“Buscamos valorizar as merendeiras que têm um papel fundamental na alimentação dos alunos nas escolas e, por outro lado, apoiar os pequenos produtores. Há uma lei federal que determina que, pelo menos, 30% da alimentação escolar seja oriunda da agricultura familiar e buscamos incentivar essa compra por parte do poder público, mostrando que é possível transformar os ingredientes em algo diferenciado que vai tornar a alimentação dos nossos estudantes muito mais saudável, além de fortalecer os produtores locais e gerar renda para as famílias que vivem no campo”, destacou Tito.

Segundo a gerente do Senac Turismo e Gastronomia, Roberta Francis Pinto, a instituição fez questão de apoiar a iniciativa por acreditar na importância da experiência proporcionada para as merendeiras. “Possibilitamos que elas tivessem acesso a toda estrutura oferecida pelo Senac e mostramos a parte técnica do trabalho que realizamos. Tenho certeza de que essa experiência foi transformadora e quando elas retornarem para os municípios com essa bagagem proporcionada pelo Desafio, irão ter uma melhor atuação na escola e estarão mais inspiradas a criarem, cada vez mais, novas receitas e oferecer para os estudantes pratos saborosos e com rico valor nutricional”, enfatizou a gerente.

Etapa Estadual1º Desafio das Merendeiras: Etapa estadual premia as três melhores receitas inscritasPratos foram avaliados por um comitê composto por nutricionistas e chefes de cozinha renomados

O primeiro momento da etapa estadual aconteceu durante a manhã, no prédio do Senac Turismo e Gastronomia, onde os participantes que se destacaram em cada município fizeram a preparação dos pratos e os apresentaram ao comitê de avaliação. Composto por cinco avaliadores, o comitê contou com a presença de Rafa Gomes – chefe campeão da edição de 2018 do programa MasterChef, além de nutricionistas convidadas e de chefes destaques em Mato Grosso do Sul, como Arthur Coelho e Marcílio Galeano.

“É muito gratificante ver a qualidade da comida que foi apresentada durante o Desafio. O sabor das receitas estava sensacional, com aquele gostinho de comida familiar que lembrou a minha infância. Ver esses profissionais utilizando ingredientes que elas não tinham costume e aplicando mais de 10 itens diferentes da agricultura familiar é muito legal. Foi feita uma conscientização que vai render frutos importantes, pois são elas que preparam os alimentos, que promovem uma educação alimentar, e irão fazer com que as crianças tenham o hábito de consumir alimentos saudáveis que eram pouco explorados”, comentou Rafa Gomes.1º Desafio das Merendeiras: Etapa estadual premia as três melhores receitas inscritasPreparação dos pratos foi feita pelos participantes na sede do Senac Turismo e Gastronomia

Participaram da etapa estadual representantes de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Jardim, Inocência Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

As merendeiras vencedoras receberam como premiação um troféu; um voucher para passar um final de semana em Bonito com acompanhante; e uma experiência gastronômica com o chefe Paulo Vasconcelos. Além disso, a grande campeã ganhou uma bolsa de estudos para cursar Gastronomia, oferecida pelo Senac, e recebeu uma batedeira planetária. As outras duas vencedoras também ganharam um equipamento diferente que irá auxiliar na elaboração de novas receitas: quem garantiu o segundo lugar recebeu um liquidificador multifunção e, por fim, a merendeira que ficou em terceiro lugar foi premiada com um jogo de facas.

Saiba mais sobre as merendeiras vencedoras:

1º lugar: Ribas do Rio Pardo – O nome da profissional que se destacou no município assina a receita de sucesso: “Torta de Frango da Vera”. Merendeira há quatro anos, Vera Lúcia Marcelino Pinto já trabalhava com cozinha antes de ingressar na profissão. “Na fazenda em que eu moro, tem gente que trabalha na plantação de eucalipto, então, eu fazia marmitas para eles. Depois que terminei meu tempo de serviço lá, fiz o concurso público para a vaga de merendeira e hoje trabalho aqui na zona rural, na Escola Arlindo Luz”, comentou. Para Vera, o desafio possibilitou que se tornasse uma profissional mais criativa: “Adquiri outra visão da alimentação e passei a diversificar as refeições com ingredientes novos, tanto que a torta de frango é uma combinação que as crianças gostam, feita com legumes, verduras e muito amor”.

2º lugar: Inocência – Eduarda Moura Godoi foi a merendeira que garantiu o primeiro lugar na etapa municipal com a receita “Carne de panela com batata caramelizada”. “É um prato que remete ao sabor de infância, sempre feita com todo amor e carinho pela vovó, levei um pouquinho desse amor para as crianças e elas realmente adoraram”, comentou Eduarda. A merendeira afirma que está feliz em participar do Desafio e se sente realizada como profissional. “Minha profissão é mágica! Através do alimento podemos expressar nosso amor, por isso cozinhar é tão gratificante. Com poucos ingredientes, somos capazes transmitir sentimentos”, ressaltou.

1º Desafio das Merendeiras: Etapa estadual premia as três melhores receitas inscritas3º lugar: Chapadão do Sul – No município, o prato vencedor foi “Macarrão com carne e legumes” feito por Selma da Silva, merendeira do Centro de Educação Infantil Sibipiruna. A merendeira está na profissão há 18 anos. “Amo cozinhar para as minhas crianças da creche, faço tudo por eles com o maior amor e eles amam o macarrão que eu faço com florzinha, como eles dizem, porque tem brócolis, couve-flor e beterraba, são 12 tipos de legumes. Esse desafio reconheceu o nosso trabalho, mostrou nosso desempenho e pretendo me aposentar aqui cozinhando paras os meus pequenos”, disse a merendeira que está ansiosa pela etapa estadual e acredita o momento ficará marcado na sua história para contar para os filhos e netos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Comentários