No próximo dia 31 de maio, às 16 horas, o Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, será o cenário da 2ª Caminhada Todos Por Elas, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. O evento terá a Concha Acústica do parque como ponto de partida e chegada.
A caminhada, parte da campanha Todos Por Elas, tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de um ambiente mais justo e igualitário, reforçando a luta contra o feminicídio. Durante o percurso de aproximadamente 1 km, serão divulgadas informações sobre o combate à violência contra a mulher.
Nesta edição, a ação se expande para as cinco maiores cidades do interior do Estado, com caminhadas simultâneas que incluirão atrações musicais e atividades de conscientização. Durante o evento, os participantes receberão materiais da campanha e a organização disponibilizará água, serviços médicos e segurança para garantir a tranquilidade do público.
Realizada em agosto de 2024, no mesmo parque, a primeira edição da Caminhada Todos Por Elas reuniu mais de 3 mil pessoas na capital, em uma importante manifestação contra todas as formas de violência contra a mulher.
Segundo a desembargadora Jaceguara Dantas, responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, “esta será mais uma oportunidade de reforçar a responsabilidade que toda a sociedade tem no combate à violência de gênero. Vamos dar continuidade a essa caminhada, que marcou o início da campanha no ano passado, e buscar ampliar ainda mais a visibilidade dessa causa tão essencial”.
Em sua segunda etapa, a campanha Todos Por Elas visa divulgar ainda mais seus objetivos, as ações práticas realizadas e fortalecer a rede de proteção às mulheres em todo o território sul-mato-grossense. Além da caminhada, novas ações estão sendo planejadas para ocorrer ao longo dos próximos meses, na capital e em diversos municípios do Estado, reafirmando o compromisso institucional com a defesa dos direitos humanos e da dignidade da mulher.