08/03/2016 07h00
Ações da Prefeitura de Campo Grande contra o Dia Mundial de Combate à Tuberculose começaram hoje
CG Notícias
No dia 24 de março comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande/MS (Sesau), por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose juntamente com as Unidades de Saúde e outros parceiros intensificarão as ações em saúde com o objetivo de mobilizar e divulgar a população sobre os sinais e sintomas da Tuberculose a fim de interromper a cadeia de transmissão e proporcionar diagnóstico precoce da doença.
A abertura oficial do Mês de Combate contra a Tuberculose será no dia 08 de março de 2016 no Auditório do LAC (Laboratório de Análises Clínicas) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul das 07:00 às 11:00 com o objetivo de apresentar a programação para o Mês de Combate, além de mobilizar os profissionais de saúde e a comunidade acadêmica da área de saúde para ações de promoção, prevenção e intensificação de controle e diagnóstico precoce da tuberculose.
O que é a Tuberculose?
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK) que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo.
Sinais e Sintomas – Tosse por duas ou mais semanas, com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre (vespertina) e suor noturno. “É importante que ao perceber alguns destes sinais e sintomas, o paciente procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa para coleta do exame de escarro, que pode ser feita no momento da consulta” informa a gerente do Programa Municipal de Controle da Tuberculose Vanessa Aquino Ferraz.
Transmissão – É transmitida de pessoa para pessoa. Ao espirrar ou tossir, o doente sem tratamento expele as bactérias nas pequenas gotas de saliva que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-a.
Diagnóstico – baseado na busca ativa de casos de pessoas com tosse há mais de 15 dias, sendo ofertado avaliação clínica, exame de escarro e raio x nas unidades de saúde.
Tratamento – é ofertado integralmente pelo SUS em todas as Unidades de Saúde, tendo a duração de seis a nove meses, devendo o paciente ser acompanhado continuamente até a cura com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão e evitar possíveis adoecimentos. Vale lembrar que após iniciado o tratamento, as pessoas podem levar uma vida normal no trabalho, na família e na sociedade,
Ações das Unidades de Saúde:
Importante dizer que todas as unidades básicas de saúde (UBS) e unidades básicas de saúde da família (UBSF) realizam dentro de sua rotina ações contínuas de combate, controle e enfrentamento da doença, contudo, durante o mês de março de 2016, as unidades de saúde intensificarão as ações de busca de casos e conscientização da população com a distribuição de folders, realização de palestras educativas, rastreamento da doença por meio da busca ativa de casos ofertando a coleta de exame de escarro, a fim de proporcionar diagnóstico precoce.
O cidadão pode procurar atendimento na unidade que estiver com uma faixa em frente ao posto falando sobre a Tuberculose.
Dados epidemiológicos:
Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no ano de 2015 foram notificados 241 casos novos da doença e no ano de 2014, 321. Importante ressaltar que toda população é passível de contrair a tuberculose, porém algumas populações estão mais vulneráveis a doença, tais como: população em situação rua, pessoas usuárias de drogas, pessoas que vivem em grande aglomerados, asilados e albergados, pessoas as quais vivem em situação de maior vulnerabilidade e exclusão social devido as condições desfavoráveis de moradia e alimentação e até mesmo os profissionais de saúde. Neste sentido, em relação aos moradores de rua, estes são atingidos pela doença 67 vezes mais devido as suas condições de vida.
Portanto, importante esclarecer a população que embora a tuberculose seja uma doença antiga, nos dias atuais a sua transmissão ainda se faz presente. Contudo é uma doença que tem cura desde que tratada adequadamente por um período mínimo de seis meses e que o tratamento não deve ser abandonado mesmo com o desaparecimento dos sintomas.
NÃO PERCA TEMPO!
TOSSE POR MAIS DE DUAS SEMANAS COM OU SEM CATARRO PODE SER TUBERCULOSE.
PROCURE UMA UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA PARA FAZER SUA AVALIAÇÃO.





















