19.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 11 de agosto, 2025
spot_img

Bombeiros apagam fogo em ecoponto em Dourados

Corpo de Bombeiros controlou e apagou um incêndio no ecoponto da região do Parque do Lago, em Dourados, durante a noite de sábado (29).

Vizinhos acionaram primeiramente uma equipe da Guarda Municipal para atender a ocorrência e, segundo informações, o incêndio seria criminoso. Como o fogo já estava em grandes proporções, uma equipe dos bombeiros foi deslocada para conter o incêndio.

Equipe da Polícia Militar também esteve pelo local. Não há informações se houve a identificação do possível autor.

Os bombeiros advertem que atear fogo em terrenos baldios é crime ambiental passível de multa que pode chegar a R$ 9.658.

A Lei de Crimes Ambientais, de número 9.605, prevê que a multa seja aplicada mesmo se a queima ocorrer em propriedades particulares. A justificativa é que o crime de poluição coloca em risco a saúde humana e a segurança dos animais, além de destruir a flora.

Os riscos das queimadas urbanas são imprevisíveis, já que o fogo pode fugir do controle do autor e atingir casas e prédios, além de atrapalhar o trânsito e ocasionar graves acidentes.

No Estado, a fiscalização das queimadas urbanas é feita pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em parceria com as prefeituras municipais. A população pode contribuir fazendo denúncias pelos telefones 156 (prefeituras), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).

Fale com a Redação