19.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 15 de agosto, 2025
spot_img

Abertas inscrições para 479 vagas em cursos de graduação do IFMS

Vagas são para portadores de diploma, reingresso e transferências interna e externa. Interessados podem se inscrever até 14 de setembro

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com as inscrições abertas para o processo seletivo que oferta 479 vagas em cursos de graduação destinadas a portadores de diploma, reingresso e transferências interna e externa. O edital, documento com as regras e o cronograma do processo seletivo, está disponível na Central de Seleção.

As vagas são ofertadas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no segundo semestre letivo.

São 14 opções de cursos de graduação, o que incluo os bacharelados em Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Pesca; licenciaturas em Computação e Química; e superiores de tecnologia em Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Jogos Digitais, Produção de Grãos, Rede de Computadores e Sistemas para Internet. 

As modalidades de ingresso são definidas da seguinte forma:

  • Portador de diploma: estudante com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Reingresso: estudantes do IFMS que deixaram de frequentar o curso nos últimos cinco anos, sendo utilizado o Coeficiente de Rendimento como critério de seleção;
  • Transferência externa: acadêmico matriculado ou com matrícula trancada em curso idêntico ou dentro da mesma área de conhecimento de outra instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e que deseja se transferir para o IFMS;
  • Transferência interna: estudante matriculado no IFMS que queira se transferir para outro curso dentro da mesma área de conhecimento.

Seleção – Será feita por uma comissão específica com base na documentação apresentada pelos candidatos. Para o reingresso será analisado o Coeficiente de Rendimento. Já para as outras modalidades, serão observados o histórico escolar e as ementas dos cursos. 

Será verificado se as unidades curriculares cursadas na instituição de origem ou curso atendem ao conteúdo programático do curso que o candidato deseja ingressar no IFMS.

Além da similaridade de conteúdos e de carga horária entre as unidades curriculares analisadas, não serão considerados o estágio, atividades complementares ou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante a análise. 

O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para 17 de setembro.

Fale com a Redação