Veja vídeo da chegada da força-tarefa na casa do contrabandista de cigarros no Paraguai

2021
Fábio Costa, conhecido como “Pingo” e “Japonês”, estava em um quarto escondido de uma casa em um condomínio de luxo em Salto Del Guairá, no Paraguai. Ministério Público do Paraguai/Divulgação

Fabio Costa, conhecido como “Pingo” e “Japonês” estava na lista dos mais procurados do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil e foi preso ontem (11) em Salto del Guairá

A força-tarefa que participou na ação que prendeu o foragido brasileiro Fábio Costa, conhecido como “Pingo” e “Japonês”, divulgou vídeo da chegada dos policiais à casa do contrabandista, que fica localizada no Residencial Sete Quedas na localidade de Guavirá, em Salto del Guairá, no Paraguai, próximo a cidade brasileira de Mundo Novo.

Os policiais utilizaram de uma helicóptero para aproximar da residência. A mansão onde Fábio Costa foi preso fica em um condomínio localizado a dois quilômetros do Centro de Salto Del Guairá, cidade vizinha de Mundo Novo (MS). Existem pelo menos 20 casas nesse condomínio, todas de alto padrão e distantes umas das outras.

Confira o vídeo:

Fábio Costa, excluído da Polícia Militar de MS, foi encontrado na chaminé de uma churrasqueira, após passar pelo menos 8 horas escondido, como se vê neste segundo vídeo:

A operação

A ação reuniu a Unidade Especializada em Crime Organizado do Ministério Público do Paraguai, a Polícia Nacional paraguaia e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Na casa em que o criminoso estava foram apreendidos uma espingarda calibre 12, vários equipamentos eletrônicos, celulares, quatro notebooks, R$ 19.800, U$$1.300 dólares, joias, um caminhão Ford Raptor Plate, além de vários documentos.

Crimes

Fábio Costa é suspeito de corromper agentes públicos para assegurar a passagem de cargas de cigarro contrabandeado. Ele foi preso em 2011 pela Polícia Federal na Operação Marco 334, deflagrada para desarticular uma quadrilha de contrabandistas de cigarro.

Também recai sobre ele a suspeição de ter participado de um ataque à casa de um inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 2017, após a apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 14 milhões. 

O contrabandista de cigarros estava no anonimato desde julho de 2018, quando o filho dele, de 17 anos, foi morto a tiros de fuzil em um condomínio fechado em Salto del Guairá. João Victor Richena Costa estava morando com o pai. A polícia paraguaia ligou à morte à guerra da máfia do cigarro.

De acordo com as informações das autoridades, Fabio atuava na região Centro-Oeste do Brasil e também em países do Mercosul. Além disso, ele é acusado de cometer crimes contra a vida (pistolagem), contrabando e descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Veja vídeo da chegada da força-tarefa na casa do contrabandista de cigarros no Paraguai
Fábio Costa estava na lista dos criminosos mais procurados do país do Ministério da Justiça e Segurança Pública 

Procurado pela justiça

A Justifica Federal do Brasil expediu um mandado de prisão internacional contra ele pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e contrabando.

Em janeiro deste ano, Fábio Costa foi incluído na lista dos 26 bandidos mais procurados do Brasil, divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a época do ministro Sérgio Moro.

+ Quatro criminosos de MS estão em lista dos mais procurados divulgada pelo Ministério da Justiça

Pingo deverá ser extraditado nos próximos dias para o Brasil. Ele será entregue para a Polícia Federal em Mundo Novo.