20.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 21 de agosto, 2025
spot_img

Política para a piscicultura será abordada durante simpósio

19/05/2016 08h40

Política para a piscicultura será abordada durante simpósio

O tradicional Seminário da Piscicultura, que ocorre em todas as edições da Expoagro, este ano terá uma programação diferente. Em vez de palestras técnicas, haverão palestras voltadas à cadeia produtiva do pescado, com ênfase especial nas relações com os órgãos públicos e suas políticas.

Esta programação, agendada há dois meses atrás, acabou produzindo um amadurecimento de vários temas, com resultados já efetivos.
“Teremos o anuncio da nova legislação de licenceamento ambiental da piscicultura no municipio de Dourados, realizado pela Câmara Municipal , que facilita sobremaneira o registro na atividade, de pisciculturas com menos de 5 hectares de lâmina dágua”, explica Maurício Cury, vice presidente da Apropeixe (Associação Estadual de Produtores de Peixe).

Aprovada esta semana, a medida ensejará, no próprio seminário, o lançamento de uma campanha de licenceamento ambiental em massa de piscicultores, que tirará da informalidade aproximadamente 100 piscicultores do município. O tema será abordado pelo presidente da câmara municipal, vereador Idenor Machado, e contará com a importante contribuição de Upiran Jorge Gonçalves, presidente do Instituto de Meio Ambiente, de Dourados.

Segundo Eroni dos Santos, presidente da MSPeixe, “a dupla, em trabalho conjunto, conseguiu produzir o maior avanço para os piscicultores de Dourados”, comemora.

A programação segue com uma apresentação da cooperativa MSPeixe, sobre o andamento do frigorífico de peixes de Dourados. A obra encontra-se parada e durante o seminário serão anunciadas importantes decisões recentemente tomadas, afim de dar andamento a ela. Ainda durante esta palestra, alguns personagens, importantes atores na cadeia da piscicultura serão homenageados.

Para concluir, haverá a apresentação do Secretário Estadual de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, que abordará as políticas públicas estaduais, que já estão sendo preparadas e, em breve, gerará um programa estadual de piscicultura.

Programação

O evento terá início às 13h30. Às 14h será realizada a palestra ‘Atuação da Semafes em prol da piscicultura’ com o secretário municipal deagricultura familiar e economia solidária, Landmark Ferreira Rios. As 15h, ‘Poder Legislativo e Piscicultura’, com o vereador Idenor Machado. Às 16h terá ‘A Política Estadual para a Piscicultura’, com o secretário de estado de produção e agricultura familiar’.

Fale com a Redação