32.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 21 de agosto, 2025
spot_img

Candidato à presidência da ABCZ visita Expoagro e fortalece candidatura

23/05/2016 14h33

Candidato à presidência da ABCZ visita Expoagro e fortalece candidatura

Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, de Uberaba/MG, candidato à presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) visitou a 52ª Expoagro e manteve contato com criadores para fortalecer sua candidatura. Ao lado de Marcos Rezende de Andrade, o ‘Quito’ e Antônio Celso Gaiotto, de Campo Grande, Presidente da Associação de Criadores Nelore MS e, que integra o Conselho Consultivo da ABCZ, integram a chapa ‘ABCZ Para Todos’ que concorrerá com uma outra chapa.

Na proposta de trabalho de Arnaldo, além de dar suporte aos 20 mil associados em todo o Brasil e até mesmo fora, é valorizar todos os modelos de criação e os que trabalham com melhoramento da raça Zebu.

“A ABCZ é a maior associação de classe pecuária do Brasil. Todos os meses novos sócios chegam. No entanto, para entrar, precisa passar por apreciação do colegiado. E a nossa proposta não é apenas manter o modelo de trabalho de sucesso da instituição como também melhorá-la”, enalteceu Arnaldo destacando para isso a sua diretoria que é composta por 96 dirigentes de todo o Brasil. De Mato Grosso do Sul são três: Quito, Antônio Celso e ainda Francisco Maia.

“De todos os estados, são escolhidos três. Precisamos unir forças e manter o programa de genética da raça zebuína. Acredito que o trabalho da ABCZ, que já é reconhecido mundialmente pode ser melhor ainda com novos pensamentos através desse chapa que ainda tem outros nomes”, observou Arnaldo.

Arnaldo deixa claro que a ABCZ não se preocupa especificamente com o zebu e sim com todos os rebanhos. “Temos que ter essa visão. Hoje a nossa carne é muito apreciada fora do Brasil justamente por sua qualidade e pelos cuidados que são tomados pelos produtores, principalmente com a sanidade animal. E a cada geração, ela melhora. A intenção é melhorar ainda mais o rebanho nacional”, destacou Arnaldo.

E quando se fala em Zebu, se pensa na raça Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi, Nelore e Tabapuã. Todas têm dupla aptidão: carne e leite. “O Brasil exporta muito semem. Por isso a melhora da genética zebu no Brasil melhora a cada ano e está buscando sempre a sua excelência. México, Bolívia, Costa Rica são alguns países que exportam não apenas a nossa carne, mas vem buscar conhecimento da raça. Existe um mercado crescente e isso se deve ao trabalho da ABCZ, tanto que 80% do rebanho do Brasil é da raça zebuína”, destacou Arnaldo que também é vice-presidente da atual diretoria da ABCZ.

Dentro de sua política de buscar ainda mais o melhoramento da genética zebuína, Arnaldo absorve o mesmo pensamento de alguns especialistas dessa área que é de integrar a lavoura e pecuária, no sentido de recuperar pastagens e obter melhores resultados com o animal. E a situação é vice-versa para o agricultor que através dessa rotatividade oferecerá produtos de melhor qualidade, terá uma terra fértil e com manutenção de baixo custo.

“É importante termos uma atenção especial e detalhada com a sanidade do rebanho e assim não corrermos o risco de perdermos mercado como já aconteceu. Hoje, o mercado da carne só é crescente porque todos estão unidos. E o papel da ABCZ é fazer com que isso aconteça sempre e buscar a melhora da qualidade da carne e a saúde animal constantemente. Hoje temos institutos de renome ao nosso lado buscando essa qualidade”, observou Arnaldo.

Na avaliação de Arnaldo Manuel, a ABCZ não faz nada sozinho. “Temos uma grande estrutura no Brasil. O Mato Grosso do Sul tem tradição em rebanho de qualidade e realiza um trabalho diferenciado. E o que agrada é que vem uma juventude trazendo novas ideias para esse mercado. Se olhar a nossa diretoria que formamos, existe uma mescla de juventude, experiência e tradição. O mercado, a nossa Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, precisa dessa união. Precisa dessa juventude que sempre traz ideias boas para o crescimento”, disse Arnaldo destacando a fundação da ABCZ em 1978.

Arnaldo tem grande influência na ABCZ de onde já passou por três diretorias. É membro do Conselho de Jurados e ainda integra o Colegiado de Jurados da ABCZ. A eleição acontece no dia 1º de agosto, em Uberaba/MG, onde é a sede da Associação.

Arnaldo, (c) ladeado por Quito e Antônio Celso (Foto:Eder Gonçalves)

Fale com a Redação