24/09/2014 08h59
Ditadura latino-americana é tema de dois filmes exibidos na UFGD esta semana
Dourados News
A UFGD vai receber, nesta semana, duas exibições de filmes do projeto Circuito Universitário de Cinema. No dia 24 de setembro, será apresentado o documentário “70”, como parte da programação da Semana de Ciências Sociais da UFGD. O filme será apresentado às 13 horas, no anfiteatro da Faculdade de Ciências Humanas (FCH), na Cidade Universitária. Após a exibição haverá debate com o graduando do curso de História, Fábio Gomes, e a mestranda em Sociologia, Marina Santos.
O documentário “70” traz entrevistas com 18 personagens que faziam parte de uma lista de 70 presos políticos brasileiros libertos em troca do embaixador suíço Giovanni Enrico Burcher. Passados 40 anos do ocorrido, o filme narra a emocionante visitação às memórias do período por parte destes sobreviventes, alternando histórias dramáticas, curiosidades e até mesmo momentos bem humorados de quem enfrentou a repressão e a violência.
Cineclube UFGD
No sábado (27), será exibido o documentário “500 – Os bebês roubados pela ditadura argentina”. O regime ditatorial argentino é responsável pelo desaparecimento de cerca de 30 mil pessoas. Uma de suas práticas era o sequestro sistemático de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos.
A partir da iniciativa das “Avós da Praça de Maio” criou-se o “Banco dos 500”, com amostras de seu próprio sangue, o que possibilitou a descoberta de 114 das 500 crianças sequestradas. O documentário, portanto, narra essa incansável luta das avós e seus netos que continua, diariamente, até que o último dos “500” seja encontrado.
O filme “500” será exibido pelo Cineclube UFGD, às 17 horas, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD, que fica na rua João Rosa Góes, número 1761. Após o longa, haverá debate com a professora Tchella Fernandes Maso, professora na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR/UFGD).
Circuito Universitário de Cinema
O projeto Circuito Universitário de Cinema acontece em instituições de ensino dos 27 estados do Brasil, nos meses de setembro e outubro. A iniciativa é da MPC & Associados, em parceria com a Petrobrás. A primeira edição do circuito tem como tema a ditadura civil-militar na América Latina e suas consequências.












