25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 21 de agosto, 2025
spot_img

Prefeitura realizará ações de conscientização no Dia Mundial Sem Tabaco

30/05/2016 07h00

Prefeitura realizará ações de conscientização no Dia Mundial Sem Tabaco

CG Notícias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Serviço de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) e do Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU), realizará no dia Mundial Sem Tabaco, terça-feira, 31 de maio, ações de sensibilização da população, com distribuição de folders e realização de palestras educativas sobre os malefícios do tabagismo, visando proporcionar à população, melhor qualidade de vida.

O Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) foi criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O Tabagismo (cigarro, charuto, cachimbo, narguilé) é considerado pela OMS uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica, comportamental e fator de risco modificável para mais de 50 doenças, entre as quais as incapacitantes e fatais como o câncer, cardiovasculares e respiratórias crônicas. O Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo da SESAU visa reduzir as prevalência de fumantes e a morbimortalidade relacionada ao consumo dessa substância por meio de serviços e ações, uma vez que o tabaco é responsável, por exemplo, em 30% dos diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), portanto o DANT trabalha com o intuito de promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas.

Este ano a OMS fará um apelo aos países para que adotem a padronização de embalagens de produtos de tabaco, restringindo o uso de cores, elementos gráficos e informações promocionais nos maços de cigarro. A padronização de embalagens é importantes para reduzir a atratividade dos produtos de tabaco, restringir o uso de embalagens como forma de promoção e publicidade, limitar rotulagens enganosas e aumentar a eficiência das advertências de saúde.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Coophavila II, com a participação dos usuários fará uma caminhada nas ruas do bairro e orientação quanto às doenças adquiridas pelo uso do tabaco ativo ou passivo, encaminhamento do usuário tabagista para o tratamento nas Unidades de Saúde onde o Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo está implantado e aplicação de teste com o aparelho de monoxímetro (mede a quantidade de toxinas no organismo do tabagista.

Programação:

Abertura às 7h com início da caminhada às 7h30, na UBS Coophavila II.

Percurso: Rua dos Arquipélagos (UBS), Rua dos Mariscos, Avenida Marinha, Rua Península, Rua Maracaibo, Rua dos Mariscos e Rua dos Arquipélagos.
Fonte/Autor: Dirceu Martins – Comunicação SESAU

Prefeitura realizará ações de conscientização no Dia Mundial Sem Tabaco

Fale com a Redação