Segundo TSE, eleitores poderão fazer o procedimento pelo aplicativo e-Título neste domingo (15), dia de votação em 1º turno dos pleitos municipais
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que aqueles eleitores que não puderem votar no primeiro turno das eleições municipais de 2020, neste domingo (15), poderão justificar a ausência pelo aplicativo e-Título no próprio dia de votação.
O aplicativo e-Título esta atualizado para que as justificativas possam ser apresentadas por quem não compareceu – por estar fora do domicílio eleitoral ou impedido de ir à zona eleitoral. O app também permite ao cidadão gerar certidões de quitação eleitoral e de nada consta de crimes eleitorais, além de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral.
A Justiça Eleitoral recomenda que os usuários baixem, gratuitamente, a nova versão do aplicativo, que passou por atualizações. O acesso ao aplicativo é gratuito e funciona em sistemas operacionais Android e iOs .
Conforme nota da Justiça Eleitoral, para baixar o aplicativo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar o hotsite do título de eleitor no Portal do TSE.
No entanto, a funcionalidade está disponível somente para quem realizou o cadastramento biométrico.
Quem não conseguir realizar o procedimento pelo aplicativo da Justiça Eleitoral poderá utilizar o site do TSE (por meio do Sistema Justifica) e os cartórios eleitorais no prazo de até 60 dias após o pleito.