25.8 C
Campo Grande
terça-feira, 11 de novembro, 2025
spot_img

Crise faz prefeitos reduzirem investimento, afirma jornal

06/07/2016 06h40

Crise faz prefeitos reduzirem investimento, afirma jornal

Mais uma vez os jornais brasileiros confirmam números e dados já divulgados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que mostram que a maior parte dos Municípios enfrenta um quadro de baixa arrecadação e queda de receitas. Nesta terça-feira, 5 de julho, o jornal Valor Econômico publicou matéria sobre o assunto.

Na reportagem lembra que a um mês do início da campanha eleitoral, em vez de canteiros de obras e inaugurações, prefeitos revisam planos, cortam investimentos e buscam alternativas para pagar despesas obrigatórias e evitar a inadimplência.

A CNM lembra que este não é não é um problema recente. “Na verdade, os recursos sempre foram escassos e agora, com essa crise, mais ainda. E isso nos preocupa. Nós estamos mais preocupados com o cidadão, porque sem dinheiro fica difícil administrar uma série de questões como o remédio para diabetes, a luz na rua, o transporte escolar […]”, afirmou o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, durante uma entrevista na semana passada.

Crise x Eleições
Durante entrevista, o presidente da CNM concordou ainda que esse grave cenário faz com que muitos gestores municipais não queiram participar das eleições deste ano. “Vou dar um exemplo para vocês. O prefeito recebe o dinheiro para comprar a merenda escolar, mas ele já oferece uma merenda de qualidade. E ele vê que os pneus do ônibus que transporta as crianças do Município precisam ser trocados. Ele não pode pegar esse dinheiro e comprar os pneus, porque é improbidade administrativa. Ele vai preso”, concluiu.

A CNM lançará um estudo sobre o tema neste mês de julho. O material irá reunir números sobre os gestores que pretendem ou não se candidatar ao pleito deste ano.

Agência CNM, com informações do Valor Econômico

Crise faz prefeitos reduzirem investimento, afirma jornal

Fale com a Redação