11/08/2016 06h50
Últimas semanas do inverno em MS serão marcadas por frio e geada
Nos próximos dias, entretanto, deve só ocorrer chuvas isoladas
Correio do Estado
A rápida chuva e a leve queda de temperatura desta semana em Mato Grosso do Sul foram apenas ensaios para o que deve ocorrer nas últimas semanas do inverno, estação que se encerra no dia 22 de setembro: a previsão é de frio intenso, com possibilidade de geada em algumas regiões, e pancadas de chuva a partir da última semana de agosto. Nos próximos dias, no entanto, os sul-mato-grossenses ainda enfrentarão temperaturas elevadas e tempo relativamente seco. Há previsão de chuvas, mas esparsas.
A estação de inverno na região Centro-Oeste tem características de períodos de estiagem, com chuvas causadas principalmente por frentes frias. Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para as próximas semanas é de raras pancadas de chuva, uma vez que a frente fria que trouxe as nuvens já passou pelo Estado.
“A umidade relativa do ar também entra em declínio, mas não chega a cair abaixo dos 30%, ou seja, não vai ser necessário emitir alerta”, explicou o meteorologista de plantão do Inmet, Franco Villela.
Hoje, a temperatura mínima no Estado é de 5ºC (em municípios da região sul), que se eleva durante a semana para 7ºC amanhã, e entre 10ºC e 14ºC no fim de semana. A expectativa de frio é principalmente nos períodos da madrugada e durante a manhã. Então o sul-mato-grossense tem que se preparar para troca de temperatura, pois já durante a tarde o calor volta. As máximas devem ficam entre 28ºC hoje e 36ºC no domingo. Para a Capital, as temperaturas são de mínimas entre 10ºC e 17ºC e máximas entre 25ºC e 36ºC.












