23.8 C
Campo Grande
terça-feira, 30 de abril, 2024
spot_img

Secretário de Saúde segue para São Paulo em busca das doses da vacina Coronavac

Após aprovação de uso emergencial de duas vacinas contra covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no início da tarde deste domingo (17), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, embarca para o estado de São Paulo em busca das doses da vacina Coronavac que devem ser destinadas para Mato Grosso do Sul.

A viagem será feita por meio de um avião do governo do Estado, com embarque previsto para as 17 horas de hoje e retorno no dia seguinte.

Ele disse ao EnfoqueMS que o Estado já tem uma logística de distribuição para para as doses da vacina do Instituto Butantan contra a Covid-19. “A partir do momento em que as vacinas tocarem o solo do nosso estado, todos os municípios irão receber em no máximo 48 horas”, frisou.

O secretário disse ainda se tratar de um momento de muita emoção e esperança para o país, mas principalmente para os profissionais de saúde. “Bravos e invencíveis que estão há meses na linha de frente  dessa guerra e devem ser os primeiros a receberem a vacina”, afirmou em postagem no Instagram.

Campanha nacional de imunização contra a Covid começa na quarta-feira (20), às 07h, simultaneamente em todo o País, conforme informações do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “Determinei imediatamente após a aprovação da Anvisa que o departamento de logística faça a distribuição específica para cada estado e o Distrito Federal. Considerando o nosso cronograma, amanhã, às 7h, iniciaremos a distribuição das doses para todos os estados, com o auxílio do Ministério da Defesa”, disse. 

Cronograma de vacinação

Na primeira fase, serão vacinados trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígena aldeada em terras demarcadas, povos e comunidades ribeirinhas. Na segunda fase, serão vacinadas pessoas de 60 a 74 anos e na terceira pessoas com comorbidades. Na quarta fase, devem receber a vacina professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e outros trabalhadores de serviços essenciais. Após isso, a vacinação deverá ser liberada para a população em geral.

Plano Estadual

O Estado lançou na última semana o Plano Estadual Conjunto de Distribuição de Imunizantes e Insumos contra a Covid-19, que prevê a logística para levar a vacina a todos os municípios do Estado. A previsão é de que todo o processo de entrega nos 78 municípios do interior será realizado em um único dia.

Serão utilizados na logística de distribuição, viaturas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar em apoio a Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica. A previsão é que Mato Grosso do Sul receba 1,7 milhão de doses para aplicar as duas doses em 890,6 mil pessoas do grupo de risco.

No entanto, a coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica ainda não tem informações de quantas doses serão liberadas neste primeiro momento pelo Ministério da Saúde.

Fale com a Redação