Pela manhã, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, havia antecipado que o Estado iria suspender os pontos facultativos para o período de Carnaval.
O Governo do Estado, por meio de nota da assessoria de comunicação, informou no início da noite de hoje (28) que não existe nenhum decreto sendo elaborado no sentido cancelar os pontos facultativos do Carnaval, previstos para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
Mais cedo, o EnfoqueMS havia publicado matéria sobre o cancelamento dos pontos facultativos. A medida teria sido acertada em reunião com o grupo responsável pelo programa Prosseguir e representantes dos municípios, além de ouvir as orientações da secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.
Geraldo, também pela manhã, antecipou que o Estado iria suspender os pontos facultativos para o período de Carnaval, o que inclui a segunda (15), terça (16) e manhã de quarta (17).
Na última terça-feira (26), o assunto foi uma das pautas da reunião entre o governador em exercício Paulo Corrêa e o secretário de Saúde.
+ Após orientação da SES, Governo cancela ponto facultativo do Carnaval
A nota do governo ainda ressalta que o Comitê Gestor do Prosseguir estuda medidas com o objetivo de evitar as aglomerações no período de Carnaval.
A todo momento autoridades e especialistas em saúde apelam para que a população siga as medidas de biossegurança, tais como o uso de máscaras, higienização das mãos e evitando aglomerações.
Nesta semana a Secretaria Estadual de Saúde informou estar investigando um possível primeiro caso de infecção pela nova cepa do Coronavírus no município de Corumbá. A chamada P1, é uma variante do vírus considerada mais “potente”.
O paciente seria um homem de 37 anos, que chegou de uma viagem a Manaus pouco antes de apresentar os sintomas da doença.
Confira da íntegra a nota:
Diante da notícia de que o Governo do Estado cancelou o ponto facultativo do Carnaval, informamos que não existe nenhum Decreto neste sentido. Ressaltamos que o Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) estuda medidas com o objetivo de evitar as aglomerações no período de Carnaval, seguindo os protocolos de saúde de combate à Covid-19.
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
Campo Grande, 28 de janeiro de 2021





















