Confira uma receita saudável de ‘Quibe de Quinoa’ que pode ser servido cru, assado ou frito

963
A receita foi cedida pela colaborada da Unimed CG (foto/divulgação)

Versátil, a semente serve de base para várias receitas e pode substituir o arroz, por exemplo 

Considerada uma ótima fonte de proteínas e de fibras, a quinoa também é rica em magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, ômega 3, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E, antioxidantes e ainda fornece aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

Por ser uma semente versátil, pode servir como base para diversas receitas saudáveis e nutritivas, já que ela dá a sensação de saciedade. 

Além disso, ajuda no fortalecimento muscular e dos ossos, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e hipertensão, na redução do colesterol, ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso, fortalece o sistema imunológico e auxilia no processo de cicatrização.  

Com tantos benefícios associados à semente, a enfermeira do trabalho da Unimed Campo Grande, Ana Carolina Teixeira de Menezes Delfino, ensina uma receita prática, saborosa e muito nutritiva com esse ingrediente.

Confira: 

Quibe de Quinoa

Ingredientes: 

– 450 gramas de patinho moído duas vezes 

– 150 gramas de quinoa em grãos crus 

– 1/4 de xícara (chá) de azeite extra virgem 

– 01 xicara (chá) de folhas de hortelã 

– 01 cebola 

– 02 dentes de alho 

– Sal 

– Pimenta síria a gosto 

Modo de Preparo:  

– Em uma panela refogue um pouco da cebola e tempere com sal 

– Adicione a quinoa e coloque água suficiente para cobrir os grãos. Deixe cozinhar 

– O ponto certo é quando a água secar e os grãos estiverem macios 

– Após o cozimento, reserve a quinoa na geladeira (os grãos não podem estar quentes) 

– Bata no liquidificador a cebola restante, as folhas de hortelã, o alho, o azeite e os temperos 

– Por fim, misture os temperos batidos no liquidificador com a quinoa e a carne moída 

O quibe pode ser servido cru, recheado com coalhada, assado ou “frito” na fritadeira elétrica.  

“Eu faço o quibe recheado com muçarela de búfala ou requeijão de corte. Gosto muito dessa receita pois é bem prática, consigo fazer com antecedência e fracionar em porções. Utilizo como jantar ou lanche da tarde. Além disso é uma opção saudável”, comentou a colaboradora da cooperativa.