28/11/2016 15h30
Atletas de MS voltam com medalhas das Paralimpíadas Escolares
Ddos News
De 21 a 26 último aconteceu em São Paulo as Paralimpíadas Escolares Brasileiras e em um dos maiores eventos esportivos individuais e coletivos do país, a delegação sul-mato-grossense foi muito bem nas competições.
Sob o comando do profissional em educação física Antônio Pietramale, o “Toninho Pietramale’, a delegação estadual conquistou pódios e fecha assim o ano como um dos maiores índices de aproveitamentos dos últimos cinco anos.
O evento contou com a participação de todos os estados mais o distrito federal foi realizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) nas modalidades de atletismos; bocha, judô, natação e tênis de mesa na idade de 12 a 17 anos e também nas modalidades de futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado na idade de 14 a 17 anos.
Vale ressaltar que mais de 1,4 mil atletas com deficiências físicas; visual e intelectual disputando as oito modalidades paralímpicas e Mato Grosso do Sul contando com atletas de Campo Grande; Dourados; Três Lagoas e Paranhos.
DOURADENSES
Nas Paralimpíadas Dourados esteve em duas modalidades, sendo elas atletismos e judô; todos alunos do projeto paralímpico que é desenvolvido no estádio “Douradão” anualmente em parceria com a FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) e SEMED (Secretaria Municipal de Educação).
A delegação douradense coordenada por três professores viajou até a competição com 15 atletas, sendo 12 no atletismo e três no judô e o grande destaque foram os paratletas Igor Miranda e Felipe Almeida que já estão pré-convocados para o Pan Americano de Jovem do ano que vem.
No feminino as revelações foram as paratletas Daiane Arevalo Benites e Joelma Lacerda.
Neste ano o projeto paralimpico douradense contou com dois paratletas indígenas no judô, sendo eles o deficiente visual Alex Sandro Aquino da escola municipal Araporã e Daiane Arevalo, deficiente física. De acordo com “Toninho Pietramale” das 35 medalhas conquistadas 22 foram de paratletas douradenses no atletismo e duas das quatro no judô.
Felipe Alves Marcelino de Almeida, da escola estadual Alicio Araújo conquistou o ouro no arremesso de peso na classe T-13 deficiência visual e bronze nos 100 metros rasos.
Igor Miranda de Souza da escola estadual Tancredo Neves, classe T-13 visual conquistou o ouro no lançamento de dardos e prata no arremesso de peso e salto em distância.
João Vitor Correa Martins da escola municipal Loíde Bonfim, classe F-37 com deficiência física conquistou a prata no arremesso de peso enquanto Brayan Lucas Felix Baixo, da escola municipal Franklin Azambuja classe T-35 deficiência física ficou com a prata nos mil e 500 metros e bronze nos 400 metros rasos. Graziela Ferreira da escola Neil Fioravante (CAIC) na classe T-20 ficou com a bronze no arremesso de peso e nos 100 metros rasos enquanto Adryele Vilhalva Casco da escola estadual Daniel Berg classe T-47 deficiente físico ficou com a prata no salto em distância.
Joelma Lacerda da escola estadual Floriana Lopes, na classe T-13, visual, conquistou o ouro nos 200 e 800 e prata nos 100 metros rasos.
Daiane Arevalo Benites da escola municipal Efantina Quadros, classe T-37, deficiente física, conquistou o ouro no arremesso de peso e; prata no lançamento de pelota e bronze nos 100 metros rasos.
José Mário dos Santos da escola municipal Laudemira Coutinho de Melo conquistou o ouro nos 100 metros e prata no arremesso de peso enquanto Nive Leite da escola municipal Clori Benedetti, classe F-20 conquistou a prata no arremesso de peso e bronze no lançamento de pelota e finalizando o paratleta Edson Ernandes da municipal Clori Benedetti, classe T-20, conquistou a prata no arremesso de peso.
“Quero agradecer o empenho de nossos paratletas; a confiança de seus familiares e das escolas em nosso trabalho. Agradecer também a prefeitura por meio da FUNED e SEMED assim como a Fundação de Desportos do MS e ao Instituto Alecrim que não mediram esforços para que o projeto paralimpico fosse levado adiante durante o decorrer do ano. Esperamos novas conquistas no ano que vem” disse “Toninho Pietramale” a reportagem.




















