24.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 12 de novembro, 2025
spot_img

Nesta terça-feira 20, Dourados completa 81 anos

19/12/2016 08h00

Nesta terça-feira 20, Dourados completa 81 anos

Ddos News

Rica em sua economia, linda por natureza e exuberante aos olhos de quem veio ou vem de longe para aqui chamar de sua casa. Assim é Dourados, que completa nesta terça-feira 81 anos de emancipação política. Maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul com pouco mais de 215 mil habitantes, o município se destaca pela hospitalidade de sua gente e terras férteis, que atraiu pessoas de todos os cantos do Brasil desde a década de 1940, quando por aqui foi instalada a Cand (Colônia Agrícola Nacional de Dourados).

Porém, além da história está o poder desafiador que essa gente possui em superar crises, principalmente quando ainda dependia quase exclusivamente do campo para manter a sua economia.

Polo universitário e de prestação de serviços, um dos maiores PIB’s (Produto Interno Bruto) do Estado e com atrativos para uma região de mais de 800 mil habitantes, Dourados se moderniza a passos largos, fazendo com que grande maioria da demanda de sua população seja encontrada por aqui, sem a necessidade de se deslocar para outros grandes centros do país.

Mais do que isso, consegue aliar junto a essas situações, qualidade de vida e boas opções a moradores e visitantes.

Dourados tem também seus problemas, como toda a cidade de seu porte, principalmente em serviços básicos como saúde, saneamento básico e falta de vagas na pré-escola, porém, a expectativa é que em anos seja normalizado com a construção de novos hospitais e postos de saúde, centros de educação infantil e investimentos em esgotamento sanitário para que quase 90% de sua população seja atendida.

Como diz o próprio hino, “sob um céu de alvorada fagueira, surge a terra de amor e afeto, eis Dourados, vibrante, altaneira, nosso berço, rincão predileto”, por isso, mesmo diante das adversidades, a cidade se reinventa a cada ano e com investimentos públicos e privados emerge de maneira constante.

Parabéns Dourados e aos douradenses.

Arquivo Assecom

Fale com a Redação