Especialista dá dicas para preservar a saúde vocal

438
16 de abril Dia Mundial da Voz. (Foto/Reprodução)

Dia Mundial da Voz é celebrado nesta sexta-feira

No Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, a campanha nacional de prevenção ao câncer de laringe lança o seguinte questionamento “O que a sua voz tem a dizer sobre a sua saúde?” Em tempos de pandemia, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância da busca por atendimento médico quando houver rouquidão, um dos principais sintomas que auxiliam no diagnóstico precoce da doença.

A iniciativa é da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, que faz um alerta: durante a pandemia, houve redução na procura por assistência médica. “Parte dessa queda se deu em razão da suspensão de diversos atendimentos além do medo da população de visitarem as unidades de saúde. Isso prejudica o diagnóstico, que quando feito precocemente aumenta a chance de cura e de preservação da voz”, explica o coordenador e professor do curso de Medicina da Uniderp, médico otorrinolaringologista Alexandre Cury.

Segundo estimativa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer prevê que, em 2021, ocorram 7.650 novos casos de câncer que afetam o órgão do sistema respiratório. A orientação da campanha de promoção à saúde da voz é a de que caso seja constatada dor de garganta persistente, rouquidão, pigarro, falhas e cansaço na voz por mais de 15 dias, com dor, tosses e dificuldade para engolir ou respirar, um médico deve ser consultado.

O professor dá algumas dicas para cuidar da saúde da voz e da laringe. Confira:

– Não fume

– Não ingira bebidas alcóolicas;

– Evite alimentos gordurosos e condimentados, além dos refrigerantes e bebidas ricas em cafeína;

– Bebe água, conforme recomendação de acordo com o peso corporal;

– Evite gritar e sussurrar.