01/02/2017 18h54
Senado elege Eunício Oliveira para ser o sucessor de Renan Calheiros
Peemedebista é aliado do presidente Michel Temer e vai suceder Renan Calheiros.
Da redação
Senado acaba de eleger para o cargo de presidente, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), em substituição ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no biênio 2017/2018.
A eleição acabou de ocorrer nesta quarta-feira (1º), com anúncio dos resultados às 18h50, onde Eunício Oliveira foi eleito por 60 votos contra 10 votos do Jose Medeiros (PSD-MT), tendo apenas 10 votos em branco.
Votaram 81 senadores, dando quórum para sua realização, pois o Regimento do Senado, define o quórum mínimo de 41 (metade mais um do total) para ocorrer eleição.
A votação foi secreta, por meio de urna eletrônica, pois havia mais de um candidato. Caso, fosse apenas um candidato concorrendo, a votação teria sido feita pelo painel eletrônico (votando “sim”, “não” ou “abstenção).
Biografia do novo presidente
Pai de quatro filhos, Eunício nasceu em setembro de 1952 em Lavras da Mangabeira, município no Centro-Sul do Ceará, localizado a 400 quilômetros da capital, Fortaleza. O senador é casado com Mônica Paes de Andrade, filha do ex-deputado e ex-presidente do PMDB Paes de Andrade (que morreu aos 88 anos em 2015).
Aliado do presidente Michel Temer, Eunício Oliveira vai suceder no cargo Renan Calheiros (PMDB-AL) e controlará um orçamento de R$ 4,2 bilhões por ano.
Considerado um “político habilidoso” pelos colegas, o parlamentar passou as últimas semanas se reunindo com lideranças partidárias em busca de apoio para sua eleição.
Ele prometeu, por exemplo, ao PSDB – segunda maior bancada da Casa (12 senadores) – a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e dois assentos na Mesa Diretora: a Primeira-vice-presidência e a Quarta Secretaria.
Diante dessas negociações, o PSDB aceitou apoiar Eunício, assim como PP, PSD, PTB, DEM e PSB, entre outros.
Cargo de Presidente
O presidente do Senado tem poder sobre todos os temas que entram na pauta na Casa. A lista de atribuições completa do presidente do Senado é definida no Artigo 46 do Regimento Interno da Casa.
Também se torna a segunda pessoa na linha sucessória do governo, atrás apenas do presidente da Câmara.
Além disso, o presidente do Senado tem direito a uma residência oficial na Península dos Ministros (área nobre de Brasília) e uso ilimitado de voos da FAB.
O salário do cargo equivale aos salários dos demais senadores.












