Castramóvel realiza primeira ação no Bairro Portal Caiobá

358

O projeto Castramóvel começa a realizar sua primeira ação neste domingo, com a esterilização de cães machos e fêmeas no Portal Caiobá, na Capital. Com medidas de biossegurança, devido à pandemia, apenas 20 animais serão atendidos.

“Nossa prioridade são as fêmeas, por isso haverá um número consideravelmente maior de cadelas a serem castradas”, explica a coordenadora do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Juliana Rezende. 

Ela ainda comenta que, como o objetivo do projeto é atender ao público mais vulnerável e a situação epidemiológica do município em relação à Covid-19 ainda é muito delicada, foi necessário readequar a forma de trabalho. “Por enquanto, contamos com o apoio dos agentes de saúde das unidades, que irão realizar busca ativa por estes animais. Serão castrados os cães de pessoas que possuem baixa renda e cadastro NIS”, conclui. 

A seleção dos cães será feita no decorrer da semana e, no dia da ação, a equipe do CCZ irá até o imóvel para realizar exames clínicos e dar orientações quanto à educação em saúde, reforçando os deveres e responsabilidades do tutor. 

Após a preparação para a cirurgia, o animal será levado pela equipe até o castramóvel, que estará na unidade de saúde da região, de onde o proprietário poderá buscá-lo após três horas. “É importante reforçar que esse animal não poderá voltar para casa andando. É uma recuperação pós cirúrgica como qualquer outra, então, se o tutor não conseguir levar ele no colo, ou em um veículo, até um carrinho daqueles de mão serve para o transporte”, explica a veterinária. 

O deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) lembrou que o programa público de castração de cães e gatos é o maior do Brasil e foi concebido por meio de emendas parlamentares, iniciadas em 2019. Médico veterinário, Marcio Fernandes, já destinou Castramóvel para oito municípios, sendo que este ano são outras 10 emendas para aquisição de Castramóvel. Quatro delas devem favorecer consórcios intermunicipais, além da parceria com o Codevale, beneficiando diretamente 63 municípios, com essas parcerias Mato Grosso do Sul deve ter o maior plano de castração de cães e gatos do Brasil.

“Além das cidades que já mandamos, fiz a destinação de emendas para os consórcios Cidecol, Cidema, Cointa e Conisul, e ainda tenho parceria com o Codevale onde estou auxiliando na compra de microchips para monitoramento dos animais castrados. Também estou destinando emenda individual para sete cidades, incluindo a segunda unidade para a Capital”, ressaltou Marcio Fernandes.