Ministério da Saúde recebe 6,5 milhões de vacinas da Fiocruz e mais 600 mil do Butantan

508
(Foto: Governo de MS)

O Ministério da Saúde vai receber nesta sexta-feira (3), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um lote com cerca de 6,5 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a covid-19. Já o Butantan adiantou para hoje o repasse de 600 mil doses da Coronavac que estava prevista apenas para ser entregue no dia 3 de maio.

De acordo com a fábrica de Bio-Manguinhos, responsável pela AstraZeneca/Oxford, produzida a partir de IFA (insuno farmacêutico ativo) importado, fará a maior remessa já feita pela fundação. Com a nova remessa, a Fiocruz alcançará 19,7 milhões de doses entregues em abril, superando a previsão inicial de 18,8 milhões. Para maio, o total de doses previsto é de 21,5 milhões.

Em relação à Coronavac, com antecipação de remessa, o governo paulista informou que a medida adotada deve ajudar os estados que ficaram sem vacina para aplicar a segunda dose do imunizante. No mês de março foram disponibilizadas ao Ministério da Saúde 22,7 milhões de doses. Em fevereiro, foram 4,85 milhões e em janeiro, mais 8,7 milhões. Em abril, até o último dia 19, foram liberadas 5,2 milhões de doses.