Sebrae e UFMS firmam parceria para fomentar empreendedorismo e inovação

667
Assinatura do protocolo de intenções entre Sebrae e UFMS (Foto: William Sobrinho Sebrae MS)

Nesta quinta-feira (20), o Sebrae/MS e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) formalizaram parceria com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação no Estado. O protocolo de intenção visa a formação docente, discente e técnica e a expansão das atividades para os municípios do interior de MS.

Participaram da assinatura do acordo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck; os diretores do Sebrae/MS Claudio Mendonça, Tito Estanqueiro e Maristela França; o Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, e o reitor da UFMS, professor Marcelo Turine.

O acordo prevê a realização de quatro ações estratégicas: a Expansão da Pantanal Incubadora Mista de Empresas – Incubadora PIME/UFMS, o desenvolvimento do Laboratório UFMS com solução de mercado, o programa de Educação Empreendedora junto aos professores e alunos; e o apoio às Empresas Juniores (EJs) afiliadas à Universidade Federal.

Segundo o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a parceria agregará conteúdo para a formação universitária. “O Sebrae tem necessidade de fomentar o empreendedorismo. E empreendedorismo não significa só abrir negócios, significa preparar os novos profissionais que estão na universidade para ter uma visão empreendedora”, destacou.

O diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova) da UFMS, professor Saulo Gomes Moreira, afirma que a parceria com o Sebrae já é histórica e para 2021, a expectativa é dar continuidade. “São quatro ações estratégicas produzidas em conjunto entre UFMS e Sebrae, que visam fomentar o empreendedorismo e a inovação. É uma parceria importante para melhorar o ecossistema de inovação de Mato Grosso do Sul”, disse.

Entenda as ações

A primeira ação prevê a expansão da incubadora PIME, da UFMS, para os nove campus da universidade no interior do Estado, além da instalação de pré-incubadoras em Campo Grande e nas outras unidades da instituição. Em apoio, o Sebrae/MS irá construir uma rede estadual de incubadoras para aproximação e acesso a indicadores como geração de emprego, impostos e retorno do capital investido.

Já a segunda ação prevê a integração do Laboratório da UFMS com o LabCHIS da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é que a UFMS faça a difusão do conceito tecnológico Cidade Humana, Inteligente e Sustentável – Cidade CHIS para o Estado.

A terceira ação trata-se do programa de Educação Empreendedora, que já está sendo desenvolvido na UFMS. Nele, os professores da entidade são capacitados na metodologia da disciplina de Empreendedorismo e Inovação, que será disponibilizada aos alunos de todos os cursos ofertados na instituição a partir do segundo semestre de 2021. Neste ano, a parceria já contemplou a oferta de duas turmas no mês de março, capacitando 56 profissionais.

Por fim, a quarta ação prevê a capacitação das Empresas Juniores afiliadas à Universidade Federal. A instituição possui o Programa UFMS Júnior, que visa fomentar a cultura do empreendedorismo no meio acadêmico por meio do apoio, direcionamento e acompanhamento das atividades de fundação e manutenção das EJs. Atualmente, são 15 empresas deste tipo na universidade, e o Sebrae/MS irá capacitá-las em ferramentas de consultoria para atendimento a empreendedores.

O protocolo de intenção terá vigência por 12 meses a partir da data de assinatura. Mais informações pela Central de Atendimento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800. 

Fonte: Ascom Sebrae