Nutricionistas dão dicas sobre aproveitamento de alimentos

334

16/10/2014 17h30

Nutricionistas dão dicas sobre aproveitamento de alimentos

Dourados News

Hoje (16) é comemorado o Dia Mundial da Alimentação e para lembrar a data de maneira criativa e educativa, nutricionistas do Programa Mesa Brasil, do Sesc, realizaram uma ação sobre o aproveitamento integral de alimentos, na ‘Feirinha de Hortifrutigranjeiros’ do Parque Alvorada, em Dourados.

A ação tem como foco conscientizar a população e os feirantes sobre a importância de consumir os alimentos em sua integridade, trazendo ainda noções básicas de alimentação e segurança alimentar e orientações para população sobre hipertensão arterial e obesidade, realizando também cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) para os populares.

Com dicas, receitas e degustação de sucos os profissionais explicavam sobre os nutrientes presentes nas cascas e talos dos alimentos que na maioria das vezes é descartada. A nutricionista Fernanda Viana de Carvalho, afirma que a casca e a entrecasca das frutas possuem muitos nutrientes e podem ser utilizadas em diversos pratos, deixando-os mais saborosos e saudáveis.

Uma dica é acrescentar a entrecasca da melancia e do melão em saladas verdes ou no tradicional salpicão de frango. “Colocar a entrecasca dessas frutas vai dar um toque leve, refrescante e cheio de benefícios para a saúde”, destaca.

Outra opção é diversificar os sucos naturais para enfrentar o verão com bebidas leves e nutritivas e o suco de laranja com casca de abóbora e o suco de limão batido com folhas de manjericão, que estavam sendo servidos no local, são ótimas sugestões. A universitária Tailine Freire aprovou as bebidas e afirma que levará a dica para o seu cotidiano.

“Os sucos são deliciosos e refrescantes e ainda são desintoxicantes, foi ótimo aprender essas sugestões vou usar essas receitas no meu dia a dia”, destaca.

Os alimentos são grandes aliados na prevenção e tratamento de doenças. Fernanda explica que quando consumidas com a casca, as frutas fornecem mais fibras sendo o indicado para pessoas que tem diabete, por exemplo.

“Claro que os diabéticos precisam de uma orientação nutricional particular sobre o que devem ou não comer, mas essa dica da fruta com a casca é válida, pois o organismo absorve mais as fibras da fruta e menos açúcar”, explica.

Para quem sofre com a hipertensão arterial a dica é consumir alimentos ricos em potássio e optar pelos legumes em sua forma crua. “A banana e o melão nesse caso são indicados por conter grande quantidade de potássio, já os legumes crus, preservam mais os nutrientes que ajudam a diminuir o sódio no organismo”, enfatiza a nutricionista.

A universitária Sarah de Souza aproveitou a oportunidade para realizar o cálculo do seu IMC no estande montado no local. Segundo ela, a ação foi muito proveitosa. “Sempre procuro acompanhar meu peso, faço exames regularmente, mas muitos não têm esses hábitos, e acredito que ações como a de hoje auxiliam para que a população se alerte com a saúde, aprenda dicas saudáveis”, enfatiza.

A ação prosseguiu pela tarde e se encerrou às 17h. A praça fica na rua Amael Pompeu Filho, ao lado da praça de esportes do Parque Alvorada.

Tarde foi de dicas, receitas saudáveis e degustação de sucos naturais. (Foto: Gizele Almeida