17.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de novembro, 2025
spot_img

Prefeito participou de caminhada no dia internacional da Síndrome de Down

21/03/2017 12h15

Prefeito participou de caminhada no dia internacional da Síndrome de Down

PMCG

O Prefeito Marquinhos Trad participou na manhã desta terça-feira (21) da VI caminhada Don’t Let Me Down, em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Cerca de mil pessoas se reuniram na Praça Ary Coelho, e depois caminharam pelas ruas da Capital com objetivo de mostrar a importância da luta dos portadores de Down e dos seus respectivos pais, amigos e parentes, pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão.

“É uma luta pela conscientização, contra o preconceito. São pessoas mais eficientes do que nós, que nos julgamos sadios e saudáveis”, enfatizou Marquinhos.

Em Campo Grande, a instituição referência é a escola Juliano Varela, entidade filantrópica que há 23 anos atende os portadores da síndrome e seus familiares. A instituição recebe apoio da prefeitura com repasses para o custeio de insumos básicos.

A coordenadora pedagógica da instituição, Regina Gaúna, diz que é muito gratificante trabalhar com eles, pois o amor que ela dedica é retribuído com resultados. “São crianças com desenvolvimento excelente, podendo ter qualidade de vida e um futuro promissor”, pontuou.

A senhora Eli Cavalari, avó da aluna Mariane, de 8 anos, que frequenta a instituição desde o nascimento, diz que o trabalho é fundamental para o desenvolvimento da sua neta. “Ser diferente é normal”, declarou.

A instituição conta com 214 alunos, sendo 100 crianças e adolescentes e 114 adultos, os quais 19 estão inseridos no mercado de trabalho. As atividades ofertadas são das mais diversas áreas, como natação, dança, teatro, capoeira, artes e futebol, além do ensino regular, sempre com apoio de uma equipe multidisciplinar com fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. É feito um trabalho desde recém-nascidos, com a estimulação precoce – a qual é referência -, até com adultos, sendo que o aluno mais velho da instituição tem 56 anos hoje.

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do 21 é uma condição humana geneticamente determinada, sendo a alteração cromossômica mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a cada 600 a 800 nascimentos, uma criança tem síndrome de Down.

Prefeito participou de caminhada no dia internacional da Síndrome de Down

Prefeito participou de caminhada no dia internacional da Síndrome de Down

Fale com a Redação