Inmet alerta para possível terceira geada na semana em MS nesta quinta-feira

665
Divulgação

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu mais um alerta de perigo potencial de geada para quase todos os municípios de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A maioria ou todos os 17 municípios do Sul e extremo sul de MS, já tiveram uma ou duas quedas a zero ou menos de zero na temperatura, que provocaram também geadas em mais ou menos intensidade, incluindo Dourados, segundo maior município do Estado, pouco mais acima do ‘extremo gelo’. A 230 km de Campo Grande, os douradenses tiveram frio intenso e geadas nas manhãs de terça-feira e nesta quarta-feira (30).

De acordo com esse novo aviso meteorológico, de 0h às 8h de quinta-feira (1) há risco leve de perda de plantações e a temperatura pode despencar para 3ºC ou menos novamente. E assim, pode formar a terceira geada em três dias no município, que segue em alerta para onda de frio pelo menos até o fim desta quarta-feira (30), já com previsões de melhorar mais se estender até a sexta-feira.

A geada e frio forte, traz risco à saúde por temperatura 5ºC e ficam abaixo da média pelo período de 3 até 5 dias. Hoje, a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste apurou 0,3ºC às 6h00, mínima do ano condições favoráveis para a ocorrência de geada de intensidade forte. Cenário semelhante foi apurado na terça-feira (29), quando Dourados teve o registro de temperatura em 0.9ºC às 6h05, também com condições favoráveis para geada forte. 

Conforme o banco de dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, atualizado pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, nos anos recentes, somente  2017 teve frio tão intenso, com 0.3ºC às 5h52 do dia 18 de julho. Só houve temperatura menor em 2013, quando os termômetros marcaram -0.7 às 4h56 de 24 de julho.

Frio que acabaria ou diminuiria hoje continua

O clima pela manhã era analisando todo o Estado, o cenário bem próximo ao de ontem, inclusive, como já aconteceu, continuava valendo alerta para geadas em cidades sul-mato-grossenses, para hoje. “Isso pode acontecer, apesar da previsão não valer para os mesmos 17 municípios onde geou, nesta terça-feira”, indicou o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp. 

Mas, como já descrito acima, o cenário bem próximo ao de ontem para hoje, vai para amanhã. Calor só no fim de semana. Além do frio ainda forte podendo melhorar no decorrer do dia, a sensação ou termometros não sobem dos 20ºC até sexta-feira.

“Na quinta-feira as coisas melhoram pouco mais, porém até na sexta-feira, a temperatura ainda deve ficar próximo dos 15°C na mais baixa, podendo se elevar. Mas, só sábado e domingo, que é esperado uma normalidade com 18°C de mínima e 30°C de máxima”.