22.8 C
Campo Grande
terça-feira, 30 de abril, 2024
spot_img

Adolescente à idoso de 83 anos estão entre os presos da Operação Acalento 2

O que não faz a compulsão sexual ou mesmo a falta de carater consciente, que acaba em crime de abuso infanto-juvenil de adultos e até um idoso, de 83 anos, que está entre os presos na manhã desta sexta-feira (16), em Campo Grande, durante a Operação Acalento. O senhor, ‘avó’, apesar da idade, por incrível que pareça foi um dos levados para a Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) entre o cumprimento de 23 mandados. A forma de abuso e violência sexual são várias entre o considerado estupro de vulnerável, que o crime contra crianças e adolescentes até os 14 anos, que faça algum tipo de menção ou ato sexual, não somente a conjunção carnal final.

A delegada da Depca, Franciele Candotti, disse pouco, mas mencionou que o idoso, era marido de uma babá e aproveitava para abusar das crianças que ela cuidava. Com isto, a delegada lembra, que infelizmente, a boa parte dos crimes de estupro de vulnerável praticados por familiares e amigos próximos. “Muitos dos criminosos são avôs, pais, avôdrasto, primos. Por isto, fazemos um alerta também, para que conversem com as crianças, que apresentam sempre mudanças de comportamento, quando são vítimas de abusos”, mencionou Candotti.

A policia revelou que já havia também prendido, um pedreiro que estava fazendo um serviço em uma casa e aproveitou para cometer o crime. O pedreiro, inclusive, já tinha outras condenações por estupro e estava em liberdade. E as vítimas são de todas as idades, assim como os acusados presos, que vão de adolescente ao idoso de 83 anos, que anda até de moleta, mas tem pratica de abusador infatil.

Adolescente à idoso de 83 anos estão entre os presos da Operação Acalento 2
Idoso preso anda até moleta com certa dificuldade(Foto: Henrique Arakaki Midiamax)

“É um universo até complicado de avaliar, pois a gente vê idosos praticando os atos e crimes. Eles tem 75 anos, 63 e o 83 anos. Eles aproveitam serem idosos, se mostrando com o vovozinho, o Papai Noel. Mas, ai tem os adolescente, que tem o vigor e são os irmãos ou começam brincando parra se aproximar”, comentou a delegada.

Operação hoje

Conforme a PC-MS, hoje, cerca de 30 policiais participaram da operação em segunda fase. Em Campo Grande, são cumpridos mandados em diversos bairros, como Tijuca, Nhanhá e Nova Lima. Todos os já condenados presos nesta sexta-feira (16) terão material biológico coletado para o Banco Nacional de Perfil Genético.

A Operação Acalento é liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e acontece em 1.047 municípios de todo o Brasil. Ao todo são 374 mandados de prisão, 23 deles em Campo Grande.

A primeira fase da operação foi deflagrada em 4 de junho, quando até uma mulher foi presa. Desde o dia 4 , ações da Operação Acalento já cumpriu cerca de 40 mandados de prisão contra condenados por crimes à violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo a delegada, desde o começo do ano a delegacia já recebeu mais de 500 denúncias de estupro de vulnerável pelo Disque 100. Só a unidade atendeu 1.414 crianças no setor psicossocial.

Esposa do crime

Em junho, foi presa pela Depca, Eliane Benítez Batalha dos Santos, esposa do ex-guarda municipal Marcelo Rios, réu que deu início às investigações da Operação Omertá. Após investigações, foi realizada busca e apreensão na casa de Eliane e encontrado material pornográfico em alguns pen-drives.

As vítimas, segundo apurações da Polícia Civil, eram conhecidas de Eliane.

Fale com a Redação