Santa Casa participa de projeto para redução de superlotação nas emergências

463

A Santa Casa de Campo Grande ingressou neste mês de agosto no projeto Lean nas Emergências, um importante plano de ações conduzido pelo Hospital Sírio-Libanês que utiliza metodologias de gestão moderna e aplicável para otimizar processos e indicadores de urgência e emergência em hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo assim mais segurança e agilidade no atendimento.

A superlotação nos serviços de urgência e emergência é um fator que impacta em todo o sistema de saúde. Especialmente na Santa Casa, durante todo esse período de pandemia, o hospital vem atuando como retaguarda nos demais atendimentos de pacientes graves não contaminadas pela COVID-19, situação essa que levou a Instituição, por vezes, suspender o recebimento dos casos não urgentes por estar muito acima da capacidade técnica.

Infelizmente, além da longa espera para continuidade no tratamento dos pacientes nos Prontos-socorros, a superlotação também causa outros problemas, como o aumento da média de permanência no hospital, de insumos básicos e uma menor possibilidade de giro de leitos. Mas com a consultoria, a Santa Casa terá a oportunidade de reorganizar fluxos, protocolos de capacidade plena, daily huddle – reuniões de equipe diárias, entre outras estratégias com base em hospitais que já tiveram êxito com o projeto.

Santa Casa participa de projeto para redução de superlotação nas emergênciasO superintendente da Gestão Médico-hospitalar da Santa Casa, Dr. Luiz Alberto Kanamura, falou sobre a importância do projeto considerando a situação atual da Instituição. “Somos responsáveis por milhares de atendimentos/mês de todo o Estado, e o sistema de saúde precisa da Santa Casa, tanto em números quanto em áreas de complexidade. Por este motivo que temos hoje a necessidade de reestruturar nossos processos internos, incluindo os de recebimento de pacientes encaminhados pelas secretarias de saúde do Estado e, principalmente, Município nosso maior demandado. Esse projeto será muito bem aproveitado por todos nós, para que continuemos dando a melhor assistência aos pacientes”, comentou Dr. Kanamura.  

Lean nas Emergências

Dando início à parceria entre as duas instituições, nos dias 16 e 17 de agosto, a equipe da Santa Casa está participando de diversos treinamentos sobre o projeto Lean nas Emergências, que está sendo ministrados pela médica consultora do projeto Drª Alexandra Daniel e pelo especialista em processos, Denis Francis Dias, ambos do Hospital do Sírio-libanês.

Prestigiaram a abertura dos trabalhos na Santa Casa, membros da diretoria corporativa, executiva e demais técnicos do hospital. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde realizada pelo Hospital Sírio-Libanês por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande – 16/8