Grupos indígenas estão bloqueando estradas em Mato Grosso do Sul na manhã desta quarta-feira (15), como forma de protestar contra o ‘Marco Temporal’.
Conforme informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), ao menos duas rodovias estaduais estão recebendo manifestações de índios. A MS-156 que liga Dourados a Itaporã e a MS-379, entre os distritos de Panambi (localizado em Dourados) e Douradina, ainda segundo.
Em atualização a situação a PRF informou bloqueio em apenas uma estrada federal, a BR-463 no Km 53 em Ponta Porã, principal acesso a Pedro Juan Caballero, no Paraguai, onde o trânsito está interditado, afirmou ainda que permanece no local mantendo a segurança do trânsito e negociando com os manifestantes.
A votação da tese que mudará as demarcações de terras indígenas, vem sendo pautada há semanas, sendo que durante todo o período, índios tem se manifestado através de bloqueios de estradas, se demonstrando contrários o sugerido, considerando que eles serão prejudicados, perdendo ainda mais território no Brasil.
Na semana passada a votação do ‘Marco Temporal’, foi suspensa mais uma vez após o voto favorável aos indígenas do relator, ministro Edson Fachin e contra a tese de que os índios só poderiam reivindicar terras ocupadas antes da promulgação da Constituição em 1988.
Já na tarde desta quarta-feira (15), a votação deverá ser retomada, tendo a leitura do voto do ministro Nunes Marques.
*Matéria atualizada as 11h40




















