Atividades encerram mês de Prevenção ao Suicídio nas bibliotecas Sesi em MS

347

A Biblioteca Indústria do Conhecimento do Sesi (Serviço Social da Industria em MS) promoveu diversas atividades de conscientização durante o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, em suas unidades espalhadas por Mato Grosso do Sul. A última semana de setembro marcou o encerramento da campanha, com ações desenvolvidas em Caracol, Inocência, Sonora e Três Lagoas.

Confira um resumo das atividades:

Caracol – O projeto elaborado pela Biblioteca SESI foi desenvolvido na Escola Estadual Dr. Rubens de Castro Pinto e contou com parceria do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) do município. Sob orientação de uma psicóloga, os alunos abriram uma roda de conversa para falar abertamente sobre o tema de forma segura, sem julgamentos de valores e emoções. O trabalho foi aplicado a 156 alunos do Ensino Médio e 31 alunos do 9.º Ano do Ensino Fundamental. 

A estudante Luana Alvares, de 17 anos, aprovou a iniciativa. “Um projeto que marcou história, foram duas semanas refletindo e conhecendo nossos próprios sentimentos, pudemos sentir e nos colocar no lugar do outro, certamente vamos seguir com outro olhar daqui para a frente”.

Inocência – As monitoras da biblioteca organizaram um dia de leitura sobre o tema e exibiram um vídeo educativo, gravado pela psicóloga Eliane Rodrigues da Silva Pirani. A profissional elogiou a iniciativa. “É muito gratificante poder levar disseminar informação, ainda mais sobre um tema tão importante, que faz com que as pessoas sejam acolhidas e falem de sua dor”. 

Atividades encerram mês de Prevenção ao Suicídio nas bibliotecas Sesi em MS

Sonora – Em parceria com a prefeitura municipal, a Biblioteca SESI levou a psicóloga Franciele Regina Galdino Siviero à Escola Estadual Comandante Mauricio Coutinho Dutra para dar palestra aos alunos do Ensino Médio sobre a valorização da vida. 

A monitora Zenilda Ferreira de Quadros destaca a importância dessa ação presencial na escola. “Embora nos dias atuais vemos muitas postagens sobre o tema Setembro Amarelo nas redes sociais, é preciso uma fala mais próxima com o público alvo, visando a conscientização e motivando-os a falar sobre os seus medos e dores. Por ser um assunto muito delicado, nada melhor que um profissional da área para abordar esse tema”.

Atividades encerram mês de Prevenção ao Suicídio nas bibliotecas Sesi em MS

Três Lagoas – Em parceria com as professoras Hildete, Thébis e Leidi Patrícia, a Biblioteca SESI levou conscientização sobre o Setembro Amarelo a alunos do 7.º ao 9.º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Parque São Carlos e da Escola Estadual João Magiano Pinto.

O tema foi abordado sob a orientação da psicóloga Maria Cristina Costa, que também gravou um vídeo com conteúdo para ser trabalhado em sala de aula.

A professora Leide Patrícia valorizou a iniciativa. “Foi muito bom porque fizemos roda de conversa, onde os alunos se sentiram à vontade para expressar suas dúvidas e opiniões, desenvolvendo as atividades planejadas”.

Atividades encerram mês de Prevenção ao Suicídio nas bibliotecas Sesi em MS

Fonte: Ascom Fiems / Sesi