Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho com foco no corpo e mente acontece na Fiems

437

As prevenções de acidentes no trabalho vão além das que estamos habituados a nos atentar. Pensando nisso, o Sistema FIEMS iniciou nesta quarta-feira, dia 20, a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) com o tema “Corpo e mente no centro de tudo”. O evento, que segue até sexta-feira (22/10), é obrigatório nas empresas instaladas no Brasil segundo a legislação trabalhista e tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre cuidados com a saúde.

Segundo a vice-presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) pelo SESI, Renata Cagno Hamano, a ideia é apresentar soluções práticas para as pessoas que também a saúde e segurança no trabalho. “É importante que as pessoas se cuidem também para desenvolverem um bom trabalho. Durante a pandemia, eu comecei a pesquisar mais sobre imunidade e percebi que corpo e mente unidos é algo fundamental. Então sugeri que abordássemos esse tema na Sipat”.

Ao todo, serão realizadas três palestras, uma por dia, e os colaboradores podem assistir por meio da plataforma Microsoft Teams. “Como ainda não podemos aglomerar e nosso auditório não comportaria todos os colaboradores de forma segura por causa da pandemia, continuamos com o mesmo modelo do ano passado, totalmente online. E todos os palestrantes integram o quadro de colaboradores do Sistema FIEMS”.

Palestra

Para abrir a Sipat, o tema escolhido foi “Mente sã, corpo são”. A palestra foi ministrada pela psicóloga Caroline Gomes Xavier, que atua na Gestão em SST (Saúde e Segurança do Trabalho) do SESI e destacou que todas as emoções são importantes para o bom regulamento do nosso corpo. “Existem as emoções positivas e negativas, mas todas têm sua importância para o nosso corpo, então não podemos ignorá-las, mas aprender a acolher e lidar com elas”.

Ainda conforme Caroline Xavier, é importante buscar ações que melhorem nosso bem-estar. Para isso, deu algumas dicas, como fazer gestos conscientes de altruísmo, buscar atividades que elevem o humor e até elogiar e agradecer as pessoas. “Essas são algumas coisas que podem melhorar nosso dia a dia, mas se a pessoa perceber que não vai bem, é importante procurar ajuda profissional”.

Confira a programação dos próximos dias

Quinta-feira | 21/10 – Alimentação para um intestino saudável

Sexta-feira | 22/10 – Movimente-se

Fonte: Ascom Sistema Fiems