Torres de transmissão de energia caem e deixam Ponta Porã sem luz

1408

A chuva que atingiu Ponta Porã e região na noite de ontem (23) deixou toda a cidade fronteiriça às escuras, sem fornecimento de energia elétrica na área urbana. As causas de blackout foi pela queda de pelo menos sete torres de transmissão.

De acordo com nota Energisa, rajada de ventos fortes afetou o funcionamento das torres que integram linha de transmissão que sai de Dourados e que atende Ponta Porã e a região da fazenda Itamarati.

Confira a nota na íntegra:

A Energisa esclarece que seis torres de transmissão foram atingidas pelo forte temporal que chegou a região sul de Mato Grosso do Sul na noite do último sábado (23/10). A concessionária explica ainda, que a linha de transmissão – localizada em território brasileiro – que sai do município de Dourados e que atende Ponta Porã e a região da Fazenda Itamarati, foi atingida por fortes rajadas de ventos“.

Uma sétima torre que caiu foi descoberta na inspeção realizada neste domingo pela concessionária, após divulgação da nota à imprensa.

Ainda de acordo com a Energisa, as torres não caíram de forma sequencial, o que torna o trabalho de conserto mais complexo. A localização, em meio a lavouras, também exige maior deslocamento para acesso.

Não foi informado prazo para restabelecimento de energia.

Torres de transmissão de energia caem e deixam Ponta Porã sem luz

Temporal

Durante a noite, apenas o lado brasileiro ficou às escuras na fronteira, enquanto em Pedro Juan Caballero, o fornecimento de energia seguiu normal.

De acordo com a prefeitura, a Guarda Municipal e equipes de trânsito foram deslocadas para organizar o fluxo de veículos e pessoas enquanto a situação perdurar.

Ventos durante o sábado foram de 44 km/h, suficientes para derrubar árvores e destelhar casas no município.