Acidente vascular cerebral pode ser evitado

469
29 de outubro é o Dia Mundial do Combate ao AVC. (Imagem/Divulgação)

O AVC é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil, cuidados com fatores de risco previne essa condição súbita

Em 29 de outubro é o Dia Mundial do Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), uma campanha global promovida pela World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC), com objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento dessa condição. Neste ano, de janeiro a agosto, 18.141 brasileiros morreram em decorrência do problema, segundo o DataSUS. O número equivale a três casos fatais a cada hora e é 7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

O Acidente Vascular Cerebral continua sendo um importante problema de saúde pública tanto no Brasil como no mundo. No país, ainda é a segunda causa de mortalidade perdendo apenas para o Infarto Agudo do Miocárdio e, sendo além disso, a primeira causa de incapacidade permanente na população – mesmo aqueles com poucas sequelas motoras, cerca de 2/3 dos pacientes sobreviventes não conseguem retornar ao trabalho, principalmente devido ao comprometimento cognitivo e de sintomas depressivos comumente associados.

Embora à primeira vista encarado como um evento súbito e imprevisível, o AVC pode ser evitado em grande parte dos casos com o tratamento e atenção para alguns fatores de risco como por exemplo a hipertensão arterial, a diabetes, a fibrilação atrial, o tabagismo e o sedentarismo.

Além disso, todo segundo é precioso no tratamento do evento agudo. A janela de oportunidade é muito curta, são apenas 4h30 para o tratamento medicamentoso. Dessa forma, é importante o pronto reconhecimento de alguns sinais de alerta como perda de força em um lado do corpo, boca torta ou alterações da fala. Na presença dessas características, o acionamento imediato do SAMU (192), serviço brasileiro de atenção móvel pré-hospitalar, aumenta e muito as chances de sucesso do tratamento.

E a Santa Casa de Campo Grande há muito tempo compreendeu a importância dessa condição para população sul-mato-grossense e vem se organizando ainda mais para manter o elevado nível de qualidade de atendimento nessa área tão complexa. Desde 2019, com apoio da superintendência da Gestão Médico-hospitalar, o hospital passou a adequar estruturalmente e dimensionando equipes, e criou assim o Serviço de Neurologia Clínica, com leitos dedicados exclusivamente ao tratamento e acompanhamento do AVC, e conta ainda com um Ambulatório específico de Neurovascular. Processos necessários que possibilitou a visita técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) nos próximos dias como parte das tratativas de credenciamento de uma Linha de Cuidados ao AVC no hospital, criando mais esse compromisso entre as partes e oferecimento de mais uma opção de cuidado à saúde das pessoas.  

De acordo com o médico neurologista do hospital, Dr. Gabriel Braga, a expectativa é que com a abertura de mais essa porta, o acesso qualificado dos pacientes ao sistema de saúde tenha impacto na cidade e região, “fazendo com que o recurso certo consiga ser entregue para os pacientes que mais necessitam, e que dentro do tempo necessário para atingir maior êxito no diagnóstico e tratamento”, destacou Dr. Gabriel.