População de até 18 anos em Dourados deve começar a receber dose de reforço amanhã

388
Vacinação contra a covid em Dourados. (Foto/Divulgação)

A campanha de imunização contra a Covid-19 ganhou novos capítulos a âmbito nacional durante esta semana e, em Dourados a situação também já vem sendo movimentada para que haja o início da vacinação da dose reforço para pessoas com 18 anos ou mais, liberado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (17).

Diante da liberação uma reunião foi realizada no município, contando com a presença de titulares da saúde, emitida nota técnica contendo orientações para que já seja iniciado o processo de imunização ao grupo em questão. O secretário adjunto, Edvan Marcelo Marques fez questão de ressaltar a importância da dose 3, porém, lembrou do período mínimo que deve ser respeitado entre as doses, que atualmente no Estado é de 4 meses, independente do laboratório.

“A partir desta sexta-feira (19) será iniciada a vacinação para menores de 60 anos, onde as doses serão distribuídas por meio de escalonamento de idade”, disse o adjunto, que ainda também ressaltou a situação daqueles que receberam a vacina da Janssen que a princípio seria dose única, e que, no entanto, também precisará de dose reforço. Para isso aguarda-se a distribuição do ministério da saúde com as novas doses específicas.

Desta vez o processo não terá subdivisão por grupos como feito anteriormente, contando apenas com escala por idade. Ao Enfoque MS a assessoria de comunicação informou que os detalhes desse escalonamento deve ser divulgado através dos canais da secretaria de saúde do município, como as páginas oficiai e redes sociais onde ainda hoje devem ser anunciadas novas informações.

Outro detalhe importante sobre a vacinação em Dourados é que nesta fase, os pontos de imunização não contarão com a modalidade drive thru. “Temos aqui nossa central de vacinação onde nós temos a capacidade de atender mais de mil pessoas por dia, inclusive com horário prolongado das 8h da manhã às 20h da noite”, enfatizou Edvan Marcelo.