Inmet renova alertas de chuvas intensas para 32 cidades de Mato Grosso do Sul

559

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou dois alertas de perigo potencial de chuvas intensas para 32 municípios de Mato Grosso do Sul. Os comunicados são válidos até as 10h de amanhã (20).

O alerta laranja de gravidade moderada diminuiu em relação ao alerta de ontem (18), porém ainda parte do território sul-mato-grossense Há possibilidade de chuva com acumulados de até 100 mm e ventos podem chegar a 100 km por hora.

Estão sob alerta os municípios de Alcinópolis, Aquidauana, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Ladário, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

Nesta parcela há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

No outro alerta de cor amarela, de menor intensidade abrange municípios da região centro-sul, incluindo Campo Grande. Nessas áreas, são esperados até 50 mm de chuva por dia ou de 20 a 30 mm por hora, junto de ventos intensos, de 40 a 60 km/h.

Além da Capital, estão sob alerta: Água Clara, Anastácio, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Miranda, Nioaque, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.

Recomendação

O órgão recomenda em caso de rajadas de ventos, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado que aparelhos elétricos e quadros de energia sejam desligados.

Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.