34.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 15 de setembro, 2025
spot_img

Temer autoriza envio das Forças Armadas para o RJ

Publicado em 28/07/2017 14h23

Temer autoriza envio das Forças Armadas para o RJ

Tropas ficarão no Estado até o final de 2017 para reestabelecer segurança

R7

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), autorizou nesta sexta-feira (28) o envio das Forças Armadas para o Estado do Rio de Janeiro. As tropas federais ficarão no Estado até 31 de dezembro de 2017.

A decisão, assinada em conjunto pelo presidente e pelos ministros Torquato Jardim (Justiça), Raul Jungmann (Defesa) e pelo secretário-executivo do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), General Marco Antônio Freire Gomes, está publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

De acordo com o texto, as tropas federais terão o dever de garantir a lei e ordem, “em apoio às ações do Plano Nacional de Segurança Pública, no Estado do Rio de Janeiro, no período de 28 de julho a 31 de dezembro de 2017”.

O comando para as operações das Forças Armadas “será precedido de aprovação do planejamento de cada operação pelos Ministros de Estado da Justiça e Segurança Pública, da Defesa e Chefe do Gabinete de Segurança Institucional”.

O texto diz ainda que o ministro da Defesa “definirá a alocação dos meios disponíveis”.

Exército em Brasília

A última vez que o presidente convocou as Forças Armadas foi no final de maio, quando houve um confronto violento entre manifestantes e a polícia durante um protesto em Brasília.

Após incêndios e depredações em ministérios, Temer autorizou a ação de tropas federais com validade de uma semana.

No dia seguinte, porém, Temer voltou atrás e revogou o decreto.

Temer liberou envio das Forças Armadas para o Rio de Janeiro
Beto Barata/27.07.2017/PR

Fale com a Redação